A reportagem vencedora foi produzida por Juliana Almeida
Pelo terceiro ano consecutivo a Rádio UFS FM é finalista do Prêmio BNB de Jornalismo. A reportagem vencedora foi uma série intitulada “Cultura da resistência no Baixo São Francisco”, produzida pela ex-coordenadora de jornalismo da emissora, Juliana Almeida.
A série de reportagens trata sobre as olarias artesanais na cidade de Santana de São Francisco, distante 110 km de Aracaju, e mostra como os artesãos ribeirinhos lutam para manter a tradição centenária. Para Juliana Almeida, é preciso um olhar mais atento para aquela região porque a cerâmica movimenta grande parte da economia local, “o problema de vazão do rio também está trazendo muitos prejuízos porque sem as cheias, o barro fica mais frágil. Eles vivem uma situação difícil”, disse. A reportagem teve a participação do professor da UFS e geólogo Luiz Carlos Fontes que falou sobre a situação preocupante do Rio São Francisco.
Esse é o quinto prêmio que a Rádio UFS recebe. Para o coordenador de jornalismo da emissora, Evertton Nunes, isso é uma grande vitória, “mostra o quanto estamos trabalhando sério por um bom jornalismo”, afirmou. A festa de premiação acontece na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, dia 30 de julho.