Quando o professor Sérgio Giansante veio trabalhar na Universidade Federal de Sergipe, o curso de Educação Física ainda não possuía suas estruturas montadas e os alunos enfrentavam muitas dificuldades devido às condições precárias de acesso ao local.
Veja o álbum de fotos do evento.
Durante a cerimônia de inauguração da nova pista de atletismo da UFS, que aconteceu na sexta-feira, 10, Sérgio se mostrava muito emocionado pela nova estrutura e, principalmente, por ter sido convidado a estar presente. “Para mim, a importância é que se lembraram de mim. Recebi um convite para vir e isso envaidece como profissional. O que eu tinha de conhecimento, eu passei”, destaca o professor aposentado.
Juntamente com outros professores da época, Sérgio ajudou a fundar a pista de atletismo, que foi utilizada durante muitos anos pelas comunidades interna e externa.
“Só os dois banheiros continuam iguais. Hoje está tudo novo e com um requinte que a gente já merecia há algum tempo. Antes o entorno era de agregado natural, que vinha do interior e era trazido por caminhões. A gente esparramava na pista, umedecia com a mangueira e compactava com um rolo de ferro. A pista era de barro mesmo”, explica.
Certificação internacional
A nova estrutura que conta com oito raias e um piso de material sintético atende às normativas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), o que possibilita a certificação internacional classe 2.
“É um momento muito importante para o desporto sergipano, para que a gente possa sediar competições internacionais através dessa pista oficial de atletismo que a Universidade Federal de Sergipe inaugura hoje. É de uma importância muito grande para aqueles atletas que não estão só aqui na UFS, mas em todo o estado, em todo o país e que possam vir fazer treinamentos”, ressalta o deputado Valadares Filho, que viabilizou os recursos para a reforma da pista.
Além do deputado e do seu pai, o senador Valadares, estiveram presentes servidores, alunos, professores e outras autoridades, como o prefeito de São Cristóvão Marcos Santana e o presidente da Federação Sergipana de Atletismo José Orliandes.
Em seu discurso, o reitor Angelo Antoniolli destacou a importância de trazer a educação esportiva e o atletismo como referências para jovens de escolas públicas. “Essa pista tem a finalidade de atender às políticas públicas destinadas aos jovens sergipanos. Essa ferramenta é importante para que a gente possa, de alguma forma, intervir nessas políticas e melhorar a qualidade do atletismo e da cidadania dos nossos jovens”.
Ainda na cerimônia, foi realizada uma prova com premiações que contou com a participação de alunos do curso de Educação Física.
Laboratório de ensino
A professora do Departamento de Educação Física (DEF) Marta Bragança não escondia a animação durante a cerimônia. Ela foi aluna da universidade e ficou muito feliz ao ver que a deterioração da pista agora está apenas no passado.
“Ficava triste ao ver a pista naquele estado, mas agora nós temos uma pista oficial. Uma das poucas no Norte e Nordeste que servirá tanto para os projetos de extensão e aulas do departamento, quanto para sediar competições internacionais”, diz.
Segundo Micael Deivison, estudante do 6° período e instrutor dos projetos de extensão Clube de Atletismo e Clube de Corrida UFS, a reforma da pista melhorou a execução de atividades e treinamentos para competições.
“Antes nós treinávamos aqui no barro e quando íamos para competições fora do estado a gente encontrava pistas com material sintético. Então, o atleta não estava adaptado. Agora nós podemos treinar aqui com o mesmo material e sair para competições”, afirma.
De acordo com o professor Afrânio Bastos, chefe do DEF, a pista funcionou durante 40 anos. “A reforma da pista vem trazer uma nova possibilidade de engajamento da sociedade na prática esportiva. A pista é de alto rendimento por estar dentro dos padrões internacionais, mas ela também é um laboratório de ensino”.
Dayanne Carvalho (bolsista)
Luiz Amaro
comunica@ufs.br
Veja o vídeo da Produtora UFS sobre a inauguração da pista.