Ter, 28 de novembro de 2017, 16:15

UFS é a 6ª universidade mais empreendedora do Nordeste, segundo ranking da Confederação Brasileira de Empresas Juniores
Estudo ouviu mais de 10.000 estudantes e coletou dados de mais de 50 instituições públicas e privadas do país
Equipe do Núcleo de Empreendedorismo da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Brasil Júnior, lançou a segunda edição do Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo traz o ranking das universidades mais empreendedoras do país e busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior públicas e privadas.

Considerada a maior pesquisa sobre a Educação Empreendedora na Universidade realizada no Brasil em 2017, o estudo ouviu, ao longo do ano, mais de 10.000 estudantes e coletou informações e dados de mais de 50 universidades.

A Universidade Federal de Sergipe ficou na 29ª posição do ranking, sendo a 6ª mais empreendedora do Nordeste e a mais empreendedora de Sergipe. O embaixador da UFS no índice 2017, o estudante Euder Costa, do Núcleo de Empreendedorismo da UFS, acredita que a avaliação “é muito importante para conhecermos a fundo a universidade e toda a percepção que os alunos têm dela”.

Ainda segundo ele, “a UFS vem evoluindo bastante no sentido de desenvolver um ecossistema de empreendedorismo, mas ainda existem diversas barreiras que devem ser ultrapassadas”.

A UFS foi ainda destaque em um dos cases. Trata-se do “Rodadas de Negócios entre Empresas Juniores e Prefeituras”, que visa aproximar a universidade das prefeituras com o intuito de trazer ainda mais desenvolvimento para as cidades.

Para Jardel Nascimento, presidente da Federação Sergipana de Empresas Juniores, a pesquisa traz indicadores importantes para a melhoria do ensino superior no Brasil.

“É importante ressaltar que essa pesquisa nos apresenta pontos de melhoria para aproximar a universidade e o mercado. Ainda temos um longo caminho para melhorar a educação em nosso país, e acredito que esses indicadores serão essenciais para traçar as estratégias necessárias para o início de um ciclo mais empreendedor nas universidades brasileiras”.

O ranking
Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino superior mais empreendedora do Brasil. Ela foi a que se saiu melhor nos indicadores da pesquisa: Infraestrutura, Internacionalização, Capital Financeiro, Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão. É seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Além de medir a cultura do empreendedorismo, o índice avaliou a opinião dos estudantes quanto à diversidade de alunos, metodologias de ensino e motivações que os faziam entrar e continuar nas universidades.

Os dados levantados questionam outros aspectos da vida acadêmica. Dos alunos participantes, 30% declararam que nunca participaram de projetos que vão além da sala de aula e mais de 50% discordam que a grade curricular o auxilia a desenvolver competências empreendedoras.

Núcleo de Empreendedorismo da UFS

O coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da UFS, Augusto César, recebeu a notícia com bastante entusiasmo. “Essa é a primeira vez que a Universidade Federal de Sergipe aparece no ranking e já aparecemos em 6º lugar do Nordeste”.

Ele ressalta a importância do Núcleo de Empreendedorismo da UFS nesse processo. “Através do Programa de Educação Empreendedora da UFS, uma parceria com o Sebrae, o núcleo veio para ajudar a difundir ainda mais o empreendedorismo dentro da universidade. Esperamos que com o passar dos anos cheguemos a se tornar referência em empreendedorismo no Nordeste”.

A pesquisa completa está disponível para acesso online aqui.

Com informações do Núcleo de Empreendedorismo da UFS e da Brasil Júnior

Atualizado em: Ter, 28 de novembro de 2017, 16:22