O campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe celebrou, na noite dessa terça, 23, a formatura de sua primeira turma de Odontologia. O grupo, formado por 29 estudantes, participou, junto a familiares e amigos, da cerimônia comandada pelo reitor Angelo Antoniolli e teve como patrono o governador Jackson Barreto. A solenidade também contou com a diretora-geral do campus, Adriana Carvalho, e o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro.
O reitor destacou que o momento é marcante para a UFS e também para a região Centro-Sul. “Esse sempre foi nosso objetivo: formar profissionais em áreas estratégicas para cada uma das regiões de Sergipe. É uma geração de oportunidades para o nosso estado e a população de Lagarto”, observa.
É o caso do jovem Fábio Matos, de 29 anos. Natural da cidade, Fábio já havia cursado Administração em Aracaju, mas nunca desistiu do sonho de entrar para a área de saúde. “Quando eu soube que tinha a chance de estudar aqui mesmo, tentei logo entrar. Gostei do curso e pretendo trabalhar no SUS”, observa.
A diretora-geral do campus, Adriana Carvalho, acredita que o momento é de consolidação de resultados. “A formatura é quando a gente entrega profissionais para a sociedade. No caso do nosso campus eles saem daqui não apenas com conhecimento técnico, mas também bastante humanizados”, pontua.
E os novos odontólogos já começam a fazer planos. Joice Velames, de 25 anos, pretende continuar os estudos e se inserir no mercado de trabalho. “Estou planejando fazer especialização em Endodontia e seguir novos caminhos, trilhar outros sonhos. O momento agora é de muita felicidade para saber o que nos espera”, pondera.
Além de Odontologia, o campus de Lagarto é formado por mais sete cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.
Ana Laura Farias
Campus de Lagarto