Agenda
10 de outubro a 10 de outubro

I Festival de Cultura e Arte do Campus de Itabaiana

O Circuito Universitário de Cultura e Artes (Cuca), projeto idealizado pela Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas da Universidade Federal de Sergipe (Copre) e lançado por meio de edital conjunto da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, terá mais uma etapa, desta vez no Campus da UFS em Itabaiana, com a realização do Festival de Cultura e Arte (I Fecai), cujo projeto foi um dos 22 aprovados pelo edital do Cuca.

Esta é a primeira vez que o Campus de Itabaiana realizará o Fecai, que ocorrerá no dia 10 de outubro. O objetivo é fortalecer os laços entre a universidade e a população local.

De acordo com o diretor do Campus de Itabaiana, Victor Hugo Sarmento, a realização do festival é um marco significativo para a comunidade acadêmica e para a cidade. “Esse evento não apenas celebra a diversidade cultural, mas também fortalece a relação entre o nosso campus, o município e cidades circunvizinhas. Promover a cultura é essencial para o desenvolvimento social e educacional, pois estimula a criatividade, o pensamento crítico e a valorização das artes”, diz.

A programação contempla exposições, apresentações musicais, de dança e de curta metragem, declamação de poesia, grupos de manifestações culturais e outras atividades. As ações serão realizadas nos três turnos do dia.

Para a coordenadora do Fecai, a secretária executiva Cleidiane Oliveira, o evento fortalece a identidade regional. “Durante todo o dia 10 de outubro, o Campus de Itabaiana realizará o I Festival de Cultura e Arte, com o objetivo de promover e divulgar as manifestações artístico-culturais do agreste sergipano, fortalecendo a identidade regional e incentivando o desenvolvimento econômico local”, ressalta.

O I Festival de Festival de Cultura e Arte é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas por meio do Sigaa até o dia do evento. Para acessar a programação completa, clique aqui.

“Nossas expectativas para o I Fecai são bastante altas, já que esperamos que o evento atraia um grande público, tanto da comunidade acadêmica quanto das diversas cidades da região. Queremos que seja uma oportunidade de troca cultural, em que todos possam vivenciar diferentes expressões artísticas e interagir com artistas locais. Além disso, esperamos que esse festival se torne uma tradição no nosso campus, contribuindo para a formação de um ambiente vibrante e acolhedor, onde a cultura e as artes tenham um espaço privilegiado”, afirma o diretor Victor Hugo.