Seminário Internacional Mulheres de Abya Yala: do barro Xokó à (re)existência Pataxó – Pankararu
Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizará o Seminário Internacional Mulheres de Abya Yala: do barro Xokó à (re)existência Pataxó – Pankararu no Centro de Cultura e Arte (Cultart/UFS). O evento convida a uma reflexão sobre o papel da Educação Patrimonial para a construção do conhecimento no que se refere aos bens culturais como parte constitutiva das identidades individuais e coletivas. Além disso, tem a premissa de explorar histórias, memórias, territórios, modos de vida, cosmovisões e relações de complementaridade com a natureza, assim como os paradoxos enfrentados por esses grupos como movimentos cruciais para o presente e para as futuras gerações.
Durante a programação, haverá lançamento de livro, rodas de conversa, mostra de arte, documentários e oficinas que se abrem para as vozes das intelectuais Xokó, Pankararu, Pataxó e das pesquisadoras do campo indígena e ambiental que impulsionam uma abordagem decolonial, promovendo a interculturalidade e o bem viver da coletividade.
Escolas públicas podem agendar turmas através do e-mail buenvivircomunicacao@gmail.com. As inscrições devem ser realizadas pelo Sigaa.
O seminário é uma ação gratuita realizada com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) @minc, por meio do edital n. 07/2023 | Ilma Fontes, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe | FUNCAP/SE @funcapse. Conta com a produção da @buenvivir.educom, coordenação acadêmica da UFS | Libras. Apoio: Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, IFS, ÇIRIJI, Virgínia Tech University e Neabin.
Para mais informações, acesse o cartaz do evento abaixo.