Grupo Acqua
Em uma ação conjunta entre o Grupo de Pesquisa Acqua ,da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o Parque Tecnológico de Sergipe, SergipeTec, o projeto intitulado “Águas do São Francisco” foi o único selecionado em Sergipe pela Petrobras em seu programa nacional.
Sob a coordenação geral do Prof. Dr. Antenor de Oliveira Aguiar Netto, o projeto deverá envolver mais de 30 pesquisadores e especialistas da área , além de acadêmicos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Sergipe, com prazo de execução de 24 meses.
Tem-se como objetivo principal a recuperação de áreas degradadas das bacias hidrográficas do rio Jacaré-Curituba e Betume, na região do Baixo São Francisco, promovendo a educação ambiental entre os irrigantes, assentados e comunidade ribeirinha, garantindo a regularização da produção de água através do equilíbrio ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.
O Programa Petrobras Ambiental 2012 teve como tema “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável”. Seu objetivo é apoiar iniciativas capazes de reduzir os riscos de destruição de espécies e habitats aquáticos ameaçados, melhorar a qualidade dos corpos hídricos e contribuir para fixação de carbono e emissões evitadas de gases causadores do efeito estufa.
Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência do processo, a Petrobras realiza seleções públicas nacionais a cada dois anos.
No total, foram destinados R$ 102 milhões a projetos que contribuam para a conservação e preservação dos recursos ambientais e que atendam a uma das três linhas de atuação:
• Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos;
• Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce;
• Fixação de carbono e emissões evitadas.
A Seleção Pública 2012 do Programa Petrobras Ambiental reforça, mais uma vez, o compromisso da companhia em contribuir para a preservação ambiental no Brasil.