Serão ofertadas 10 vagas; processo seletivo deve ocorrer ainda este semestre
Foi aprovado na sexta, 26 de abril, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o curso de Doutorado em Ciências Fisiológicas na UFS. Este é o 9º doutorado da Universidade Federal de Sergipe.
O primeiro processo seletivo deve ocorrer até junho com a oferta de 10 vagas, e o início das atividades está programado para o semestre 2013.2 no campus de São Cristóvão, de acordo com o professor Daniel Badauê, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFS (PROCFIS).
Em funcionamento desde 2011, o Mestrado em Ciências Fisiológicas teve nota elevada de 3 para 4 na avaliação da Capes; mesma nota do Doutorado. “Nossa meta agora é chegar a nota 5, algo em geral desfrutado apenas pelos cursos já sólidos e mais consagrados do país”, comenta Daniel Badauê.
O coordenador relata que o pedido de aprovação do curso foi fruto da demanda dos professores do Departamento de Fisiologia e dos alunos do mestrado. “Os estudantes demonstram enorme satisfação e anseiam dar continuidade em sua formação através do curso de doutorado do PROCFIS”.
Etapas da aprovação
O pedido de aprovação do curso de Doutorado foi submetido à apreciação da Capes em junho de 2012. Após avaliação da proposta, a Capes enviou uma comissão para uma visita e avaliação in loco da infra-estrutura.
“A comissão fez visitas aos laboratórios de pesquisa e reuniões com a coordenação, docentes ou discentes, para elaboração do relatório final. Felizmente fomos exitosos ao obter na última sexta a notícia da aprovação. Em breve teremos em Sergipe um importante pólo de ensino e pesquisa em Ciências Fisiológicas”, comemora o coordenador.
Mais informações no site www.procfis.ufs.br, ou pelo 2105-6841.