Sex, 26 de julho de 2013, 13:26

Josué Modesto será reitor da Universidade da Integração
Josué Modesto será reitor da Universidade da Integração

Josué Modesto dos Passos Subrinho, reitor da Universidade Federal de Sergipe durante dois mandatos (2004-2012), foi nomeado reitor pro tempore da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), na região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.


A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 24 de julho. A posse de Josué ocorre esta segunda, 29, às 10h, na sede do MEC, em Brasília. Na terça-feira ele inicia as atividades em Foz do Iguaçu, estado do Paraná.


O professor da UFS avaliou a nova empreitada como “um grande desafio” por tratar-se de “uma universidade muito diferente, temática, voltada para a integração latino-americana e que está em implantação em todos os sentidos." E completou: "A experiência adquirida na UFS será útil, mas não se trata de aplicar as mesmas soluções, porque os problemas são novos".


A universidade


Criada em 2010, a Unila oferece atualmente 16 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. Em construção, o projeto do campus foi desenhado pelo falecido arquiteto Oscar Niemayer.


A Unila tem a missão institucional de “formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul)”.


Josué explica que “a universidade já possui um planejamento estratégico: se volta para as questões de integração; metade de seus professores, funcionários e alunos têm de pertencer ao Brasil e a outra metade a outros países da América Latina”.


Biografia


Professor associado do Departamento de Economia (DEE/CCSA), Josué nasceu na cidade de Ribeirópolis em 22 de janeiro de 1956. É graduado em Ciências Econômicas pela UFS (1977), possui Mestrado (1983) e Doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp (1992) na área de História Econômica.


Em sua gestão na Universidade Federal de Sergipe, adotou o lema “Expandir para incluir” e buscou o crescimento, qualidade acadêmica, sustentabilidade e inclusão social. Além de Reitor no período de 2004 a 2012, foi Vice-Reitor da UFS por dois mandatos, no período de 1996 a 2004.


AscomUFS


comunica@ufs.br



Atualizado em: Ter, 06 de agosto de 2013, 13:18
Notícias UFS