Prova será requerida por programas de pós da UFS; inscrição vai até 10/10
A Universidade Federal de Sergipe, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) e da Coordenação de Pós-Graduação (COPGD), torna público o edital do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para processos seletivos de programas de pós- graduação da UFS. O candidato pode optar entre três línguas: inglês, espanhol e francês.
Segundo o edital, antes de realizar a inscrição o candidato deve certificar-se, junto ao programa de pós-graduação ou qualquer outra instituição de ensino ou programa de aperfeiçoamento de pessoal de âmbito interno ou externo à UFS, no qual pretenda ingressar, a respeito do seguinte: de que o exame de proficiência em língua estrangeira será aceito no processo seletivo daquele programa ou instituição; de qual é a área em que deve inscrever-se; e de que os períodos de realização dos exames e as datas de divulgação de resultados pré-estabelecidos no calendário de provas anexo no edital são adequados aos prazos de entrega de documentação para ingresso na instituição de interesse do candidato.
As inscrições são realizadas de 12 de setembro a 10 de outubro, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://posgrap.ufs.br/node/11559 (neste endereço também constam o edital e a resolução). Ao realizar a inscrição o candidato deverá optar, primeiramente, pela área de pesquisa recomendada pelo programa de pós-graduação de seu interesse e, em seguida, pelo idioma.
A divulgação da lista de locais e salas de provas ocorre em até 5 dias úteis antes do primeiro dia de provas no site da Posgrap. As avaliações serão feitas através da aplicação de prova de língua instrumental, no dia 27 de outubro, sendo organizadas nas seguintes áreas de pesquisa:
- Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde;
- Ciências Exatas e da Terra, Engenharias;
- Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas;
- Linguística, Letras e Artes.
Caso haja dúvida sobre a qual área de pesquisa pertence o programa, o candidato poderá acessar o site da Posgrap para obter esta informação.
Resolução
O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Eple) é a forma de aferição de conhecimentos instrumentais em língua estrangeira para candidatos que desejem ingressar em cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe. A resolução foi aprovada pelo Conepe em 27 de junho de 2013.
Para realizar a inscrição o candidato deve estar munido da seguinte documentação: identidade, CPF, diploma de graduação ou atestado de conclusão do curso e comprovante de residência.
Segundo a resolução, haverá uma comissão formada por três professores efetivos do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e por dois representantes indicados pela Posgrap que coordenará as atividades do Eple. A comissão será responsável pela formação de uma ou mais equipes de correção e elaboração das provas, devendo ser formada uma equipe por língua estrangeira.
As provas versarão sobre temáticas relacionadas às grandes áreas de concentração dos programas de pós-graduação da UFS. Para ser aprovado o candidato deve obter média igual ou superior a 7,0.
O candidato aprovado terá direito a um certificado em proficiência em compreensão leitura na língua estrangeira com validade de 2 anos.
Ascom
comunica@ufs.br