Qua, 04 de dezembro de 2013, 15:16

Estudantes de Biologia e HEMOSE movimentam Itabaiana
Estudantes de Biologia e HEMOSE movimentam Itabaiana

De 9 a 13 de dezembro


Data: 09/12/2013 a 13/12/2013


Horário: 08h às 18h


Local: Campus de Itabaiana



Uma campanha especial de doação de sangue é a ação preparada pelos estudantes de licenciatura em Biologia do Campus de Itabaiana para comemorar os 34 anos de regulamentação da profissão de Biólogo no Brasil e receber os calouros do curso.


A campanha é parte de uma semana inteira de atividades da tradicional “SEBITA” - Semana Científica de Ciências Biológicas em Itabaiana, bastante aguardada pelos estudantes de Biologia e realizada a cada dois anos em colaboração com professores do Departamento de Biociências (DBCI) da UFS no Campus de Itabaiana.


Este ano, a SEBITA está em sua terceira edição e ocorre no período de 09 a 13 de dezembro, de 08h às 18h, com a campanha de doação de sangue em único dia: 09 de dezembro, de 08h às 17h, nas diversas salas do NIPPEC-UFS. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo SIGAA.


Trazer o HEMOSE para o Campus foi uma ideia que surgiu dos próprios estudantes, motivados pelas discussões nas disciplinas sobre inovação na educação científica. “A ideia de integrar as atividades científicas à campanha de doação de sangue em parceria com o HEMOSE estreita o vínculo dos estudantes com o próprio objeto de estudo da Biologia, a vida, e fortalece o papel social da nossa Universidade”, argumenta o professor Ricardo Santos do Carmo, pesquisador em História e Filosofia da Ciência no Departamento de Biociências e coordenador geral do evento científico.


O tema “inovação profissional na educação científica e conservação da biodiversidade” é o que motivou os estudantes da UFS a convidar professores da UFBA, UNEB, da UEPB, e da própria UFS para ministrar cursos, palestras e workshops no Campus de Itabaiana. Este ano a aceitação foi geral, com muitos estudantes de outras Universidades, como os da Universidade Federal da Paraíba e a Universidade do Estado da Bahia. Animado com os avanços e a aceitação da SEBITA por estudantes de todos os Campi da UFS e de outras universidades, o professor Ricardo defende que “realizar a SEBITA deve ser, daqui para frente, um compromisso dos próprios estudantes com a melhor qualidade de sua formação profissional, um tipo de formação que de fato se reconheça como superior, porque baseada em uma aliança de domínio das matérias e de desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo”, conclui.


Programação completa: http://www.4shared.com/office/FsUXtx03/folder_sebita_final.html?


Mais informações em: https://www.facebook.com/pages/III-Sebita-2013/561339257246517?fref=ts


Também pelo e-mail: sebita.2013@outlook.com


Organização


Departamento de Biociências – Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho em Itabaiana-SE.



Atualizado em: Qua, 04 de dezembro de 2013, 15:20
Notícias UFS