Seg, 06 de janeiro de 2014, 06:49

A gestão do trabalho e a educação popular em saúde
A gestão do trabalho e a educação popular em saúde
09/01/2014


09:00
Campus Saúde Lagarto
Seminário abordará gestão do trabalho e a sua interface com a educação popular em saúde


No período de 9 a 11 de janeiro de 2014 será realizado no campus ampliado da Saúde da Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto/SE, o Seminário sobre “A gestão do trabalho e a sua interface com a educação popular em saúde: desafios e perspectivas para o fortalecimento do SUS”. O evento que é realizado e coordenado pelo Movimento Popular de Saúde de Sergipe, ANEPS Sergipe e Universidade Federal de Sergipe, com o apoio do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho – SGTES/MS, movimentos sociais, prefeituras municipais de Sergipe e Secretaria Estadual de Saúde tem como principal objetivo construir uma agenda de trabalho com os profissionais da gestão do trabalho em saúde que inclua a educação popular em suas práticas cotidianas de atuação.

Sobre a metodologia a ser adotada, explica a coordenadora do MOPS, Simone Leite: “O Seminário será dividido em momentos de plenárias e atividades em rodas de conversas. A troca de experiências será precedida de momentos expositivos, rodas de discussões e práticas de campo. A metodologia será participativa e problematizadora, partindo do conhecimento dos participantes e valorizando a troca de saberes”.

“Temos com o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde – SGTES uma parceira efetiva para os trabalhos que iniciamos junto aos profissionais de saúde e nesse Seminário, em especial, estaremos proporcionando aos usuários, gestores, instituições formadoras, movimentos populares, sindicais entre outros, momentos de reflexão sobre a prática do trabalho e a educação popular em saúde”, afirma a coordenadora.

O Seminário também busca refletir acerca da valorização do profissional de saúde e a sua importância para os serviços de saúde promovendo reflexões críticas sobre a realidade dos serviços de saúde e as possibilidades de melhoria com a introdução de ações efetivas de educação popular em saúde. Apresentar a Educação Popular em Saúde aos profissionais de saúde de Sergipe como alternativa para melhoria das práticas nos serviços de saúde e fornecer subsídios teóricos sobre a educação popular em saúde para que os profissionais de saúde possam repensar suas ações.

Sobre o processo de preparação do Seminário, a coordenadora do MOPS adiantou que ele já superou as expectativas: “Inicialmente previsto para 100 pessoas do Estado de Sergipe, o Seminário Gestão do Trabalho e suas Interfaces com a Educação Popular em Saúde toma dimensões nacionais e estará contemplando cerca de 300 pessoas de vários estados do país. Estarão reunidos em Lagarto, profissionais de saúde, conselheiros de saúde, gestores, educadores populares, alunos das áreas da saúde e da extensão, práticas integrativas, além de integrantes de movimentos populares, todos com a intenção de discutirem o tema que além de ser mobilizador, motiva e gera um rico debate que possibilitará a construção de uma agenda de trabalho com os profissionais que inclua à educação popular em suas práticas do cotidiano do trabalho e a reflexão acerca da valorização dos profissionais de saúde e a sua importância para os serviços de saúde”.

Construindo parcerias locais:

Uma das expectativas dos organizadores é que esse Seminário seja o início de uma ação mobilizadora em todas as regiões do País e que se possa atuar de forma parceira e motivadora, no sentido da construção de “elos” que fortaleçam a gestão do trabalho e a educação popular em saúde contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde nas diferentes regiões.

Um dos exemplos de parcerias locais é o Movimento Popular de Saúde de Sergipe – MOPS/SE, que desde a sua fundação em 12 de outubro de 1989 busca articular e fortalecer grupos de base que lutam pela reforma sanitária e em defesa da saúde pública e da implantação do SUS, ao mesmo tempo em que articula experiências de práticas culturais, de educação popular em saúde e alternativas nesta área. Suas atividades são desenvolvidas em diversas áreas, que vão desde a socialização dos conhecimentos através da multiplicação do saber, da educação popular em saúde e cursos de formação para agentes multiplicadores de saúde – tanto usuários quanto profissionais de saúde.

Nessa linha de atuação e por sua eficiência nesse campo foi chamado a contribuir para a efetivação da Política Nacional de Gestão do trabalho e Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde- PNEPS, aprovada em 2012 pelo Conselho Nacional de Saúde, que reafirmou os princípios do SUS e o compromisso com a garantia do direito à saúde mediante a implementação de políticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e diminuição das desigualdades sociais, alicerçadas na ampliação da democracia participativa no setor saúde.

SERVIÇO:
Seminário: “A gestão do trabalho e a sua interface com a educação popular em saúde: desafios e perspectivas para o fortalecimento do SUS”.
DATA: 09 a 11 de janeiro de 2014
LOCAL: Campus de Ciências da Saúde de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe - sede provisória. Colégio Estadual Prof. Abelardo Romero Dantas. Rua Padre Alvares Pitangueira, nº 248. Centro. CEP: 49.400-000 Lagarto – SE. Contato: (79) 2105-6550. E-mail: campus.lagarto@ufs.br
HORÁRIO: 08 h ás 18 HORAS
INCRIÇÕES pelo e-mail: simonemariab@yahoo.com.br e seminariogestaotrabalhoedpop@gmail.com
CARGA HORÁRIA: 20 HORAS
09/01/2014
08: 00 h – Acolhimento, credenciamento e café da manhã.
Participantes.
09h00min – Abertura do seminário- Mística de abertura
10h00min h - Roda de conversa: A gestão do trabalho e a sua interface com a educação popular em saúde: desafios e perspectivas para o fortalecimento do SUS.
11h00min h – Debate
12h30min – Intervalo para o almoço
13h30min- Rodas de conversa: Como a Educação Popular em Saúde pode contribuir no desenvolvimento de processos educativos no campo da gestão do trabalho.
19h00min h - Jantar musical
Noite Cultural- Feira de Economia Solidária

10/01/2013-
08h30min – Apresentação das rodas de conversa;
11h00min- Debate
12h30min- Intervalo para almoço
13h30min- Troca de saberes nas comunidades
19:00- Jantar nordestino
Atividade cultural na praça central de Lagarto
11\01\2013
9:00 - Avaliação, encaminhamentos
12:00- Almoço com música e encerramento.
Movimento Popular de Saúde
Ministério da Saúde
Direção Campus Lagarto
SIMONE LEITE
simonemariab@yahoo.com.br
(079) 8813-4386


Atualizado em: Seg, 06 de janeiro de 2014, 06:56
Notícias UFS