Ter, 15 de abril de 2014, 13:17

Estudantes de Fisioterapia poderão estagiar no Case
Estudantes de Fisioterapia poderão estagiar no Case
Reitoriaverde 14

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Governo do Estado, atentos à formação dos novos profissionais que irão atuar na área da saúde, assinaram um termo de compromisso no qual se dispõem a viabilizar o estágio de estudantes de Fisioterapia no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). Um grupo de trabalho será formado para definir como essas vagas serão oferecidas.


O acordo foi firmado na tarde da última sexta, 11, no auditório do Hemose. Na ocasião ainda ocorreu a aula inaugural da segunda turma de estágio do Serviço de Atenção Farmacêutica, que já acontece no Case e oferece vagas para estudantes da UFS.


Avaliando os resultados da primeira turma dos estudantes do curso de Farmácia, o coordenador do serviço de Atenção Farmacêutica do Case e preceptor dos estagiários do projeto, Genival Júnior, elogiou o esforço da UFS e do Governo para que os estágios se mantenham e se ampliem para outros cursos.


“A partir do oitavo período os estudantes de Farmácia podem participar de um processo seletivo para ingressar no estágio do Case. Antes de começarem a atuar eles passam por um treinamento intensivo no qual desenvolvem a prática clínica, que às vezes não é tão forte nas salas de aula. Eles estão no Case para atender aos pacientes. Eu apenas supervisiono e oriento a aplicação do conhecimento teórico que os estudantes já possuem”, explicou Genival.


O estágio não é remunerado, mas faz parte do currículo obrigatório dos estudantes, e por isso conta créditos para o histórico escolar.


Alana Teles, que participou da primeira turma do projeto se mostrou animada com os resultados de seu trabalho no Case.


“Na faculdade não tive muito contato com pacientes e nesse estágio pude trabalhar com pessoas que têm diabetes, asma. São situações que geram muitas dúvidas, por exemplo, sobre como usar a insulina. Os pacientes achavam que sabiam usar os medicamentos e quando passávamos questionários para eles, descobríamos que não. Houve casos em que, somente com a orientação farmacêutica e o uso correto dos medicamentos, conseguimos diminuir as doses diárias por paciente, o que é um ganho para a saúde da pessoa”, relatou a farmacêutica recém-formada pela UFS.


O reitor da UFS, Angelo Antoniolli, observou que o modelo está sendo construído coletivamente e que aproximar os estudantes de todas as áreas da comunidade faz parte dos objetivos de sua gestão. “Só assim eles conhecerão a rotina, os desafios e as recompensas de sua atuação junto às pessoas”, reforçou.


Para João Lima Júnior, diretor de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, é possível que o projeto de estágios avance ainda mais. “Já recebemos acadêmicos dos cursos de Odontologia, Farmácia e iremos receber os de Fisioterapia. Tudo isso representa um avanço tanto para os pacientes, quanto para os estudantes e para todo o atendimento do Sistema Único de Saúde”, destacou.


Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor


comunica.gr@ufs.br



Atualizado em: Ter, 15 de abril de 2014, 13:18
Notícias UFS