Qua, 16 de abril de 2014, 11:07

Embrapa e UFS reiteram parceria e discutem novos projetos
Embrapa e UFS reiteram parceria e discutem novos projetos
Reitorialaranja 14
O chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Manoel Moacir Macedo, visitou nesta terça-feira (15) o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Roberto Antoniolli. Acompanhado pelo coordenador do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), João Quintino Moura, e pelo supervisor de Comunicação, Saulo Coelho, Macedo foi recebido por Antoniolli e pela pró-reitora de Extensão, Conceição Vasconcelos.
Em pauta, a reafirmação de convênios e contratos envolvendo diversas ações cooperação técnica e financeira entre as duas organizações federais com foco no desenvolvimento de Sergipe. A ideia é consolidar um contrato no formato ‘guarda-chuva’, com grande amplitude e muitas possibilidades de ações conjuntas.
Entre as iniciativas que vêm sendo realizadas estão programas de estágio e bolsas para universitários complementarem a sua formação na Embrapa, a atuação de pesquisadores como orientadores e professores de disciplinas específicas nos cursos de mestrado e doutorado na UFS e ações conjuntas de comunicação e transferência de tecnologias, como o apoio da Rádio UFS na produção das edições regionais do Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa.
As ações a ser fortalecidas e implementadas englobam a intensificação do uso compartilhado de laboratórios, promoção de eventos técnicos e institucionais de aproximação com a sociedade, elaboração, em conjunto com o Governo de Sergipe, de um plano de desenvolvimento agrário e rural para o estado, formação de observatórios de conjunturas sociais e atuação integrada no Alto Sertão Sergipano quando for implementado o Campus de Nossa Senhora da Glória.
Os gestores acreditam que, com o fortalecimento do instrumento jurídico, a cooperação entre Embrapa e UFS pode ganhar ainda mais projeção e trazer resultados impactantes para a comunidade sergipana. “Se a academia não concentrar seu foco no desenvolvimento regional e comunitário não cumprirá sua missão, que vai muito além da produção de artigos científicos e bolsas de produtividade”, afirmou o reitor.
Para Macedo, a cooperação com a UFS é fundamental para o alcance dos resultados propostos pela Embrapa em prol do desenvolvimento rural de Sergipe. “O conhecimento agregado pelas duas instituições é de inestimável valor e grande importância para a sociedade. É nosso papel promover essa partilha”, defendeu.
Saulo Coelho
Da Assessoria de Comunicação da Embrapa


Atualizado em: Qua, 16 de abril de 2014, 11:09
Notícias UFS