Curso foi iniciado em 2010 e já possui qualidade de quase excelência
O curso de medicina veterinária recebeu o conceito 4 (quatro), numa escala de 1 a 5, na avaliação preliminar do curso. A avaliação obrigatória é feita pelo Ministério da Educação após o cumprimento de 50% de integralização da carga horária de ensino, e consiste no ato regulatório de reconhecimento para fins de autorização do curso.
Para a professora Marluce Lopes, coordenadora da Divisão de Métodos e Técnicas de Ensino (Dimet/Prograd), setor responsável por administrar e acompanhar os processos de regulação, avaliação e supervisão de cursos de graduação junto ao MEC, “o conceito dos cursos avaliados compõem a qualidade da instituição e coloca o curso de medicina veterinária a uma qualidade de quase excelência”.
Processo de avaliação
Após análise documental prévia, uma comissão composta por dois avaliadores é enviada à instituição para analisar presencialmente três dimensões definidas pelo MEC: didático-pedagógica, corpo docente e estrutura física. Durante dois dias consecutivos, 28 e 29 de abril, foram avaliadas informações da coordenação e administração do curso, dos docentes e discentes, além da realização de visitas às instalações do departamento.
O curso é oferecido pela instituição desde 2010 e tem atualmente 239 alunos ativos. Segundo o professor Eduardo Caldas, coordenador do curso de medicina veterinária, “o recebimento do conceito 4 se deve ao empenho e esforço da equipe que compõe o departamento, além de servir como incentivo para professores e alunos”.
Ascom
comunica@ufs.br