Seg, 02 de junho de 2014, 13:12

IV Ciclo de Conferências TIC e Educação
IV Ciclo de Conferências TIC e Educação
Novas tecnologias serão debatidas de 4 a 6 de junho no campus de São Cristóvão
Nesta semana, de 4 a 6 de junho, a Universidade Federal de Sergipe será palco do IV Ciclo de Conferências TIC e Educação, evento realizado por meio de uma parceria entre a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e o Departamento de Computação da UFS.
Segundo o coordenador do evento, professor Henrique Nou Schneider, o objetivo é provocar uma discussão sobre a importância da utilização de ferramentas tecnológicas e digitais na educação, além do modo como elas são usadas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem atual.
Nesta edição, as palestras serão ministradas pelos alunos da disciplina Informática Educativa, dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e em Sistema de Informação da UFS, além dos alunos da disciplina As Novas Tecnologias e a Educação, do mestrado em Educação da Universidade. Profissionais que fazem o Centro de Educação Superior a Distância (Cesad/UFS) e gestores e professores do SENAC-SE também irão compor as apresentações.
Educação e expectativas
Para o coordenador do evento, o modelo educacional atual ainda se concentra na transmissão do conhecimento pelo professor, e que por isso o emprego de novas tecnologias rompe com o padrão original de educação. ''Um ambiente de aprendizagem deve levar em consideração o modelo mental do aprendiz enquanto promove o desenvolvimento de competências como colaboração, criatividade e pró-atividade'', pontua. Logo, ''tudo aquilo que leva o estudante a desenvolver essas competências técnicas e emocionais é o modo mais eficiente para uma aprendizagem informatizada'', afirma o professor Schneider.
Outra questão apontada por ele diz respeito aos problemas que a educação brasileira vem enfrentando na formação de profissionais capacitados que não tem apresentado as competências básicas exigidas. Por isso, ''as TICs são ferramentas adequadas para um modelo de educação que possibilita a construção do conhecimento pelo aluno através da pesquisa online'', explica. ''É uma estratégia de aprendizagem autônoma, que transcende a sala de aula como único lócus de estudo'', conclui o coordenador.
Evento
O evento contará com apresentações de temas variados sobre o uso da informática na educação através dos alunos da pós-graduação e da graduação. Ocorrerão ainda duas palestras ministradas por professores convidados para tratar do cenário científico nacional, e um ciclo de relatos das experiências dos profissionais da educação do SENAC-SE. Além disso, haverá uma mesa de discussão sobre a relação da cibereducação na cibercultura conduzida por pesquisadores da UFS, e palestras sobre o serviço de EAD ofertado pela Universidade.
Ao todo já foram mais de 300 inscrições realizadas, dentre elas estão professores e alunos dos cursos de licenciaturas, que, segundo o professor Schneider, são os maiores responsáveis pela revolução educacional esperada. Para mais informações, acesse o site www.gepied.com.br.
Ascom
comunica@ufs.br


Atualizado em: Seg, 02 de junho de 2014, 13:53
Notícias UFS