


Docente assumiu cargo na reunião anual da sociedade ocorrida na Barra dos Coqueiros
O professor do Departamento de Zootecnia da UFS Claudson Oliveira Brito tornou-se presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) em eleição durante a 51ª reunião anual da entidade, que ocorreu de 29 de julho a 1º de agosto na Barra dos Coqueiros. O professor candidatou-se ao posto em 2010, assumiu o cargo de terceiro vice-presidente em 2011 e, agora, a presidência.
Com a presidência em Sergipe, segundo o docente, têm-se as vantagens de tornar a UFS mais visível, a possibilidade de expandir o conhecimento gerado dentro da universidade e de desenvolver o curso de Zootecnia no estado. “Buscamos apresentar à comunidade científica do Brasil e do exterior que a Universidade Federal de Sergipe existe e ela tem um curso que produz ciência animal”, afirma.
“Eu sou mineiro e trabalhei em São Paulo por uns quatro anos, antes de vir para a UFS. Até então, não tinha muito conhecimento sobre o que é o Nordeste, quais são e qual o peso das universidades nordestinas na ciência. E hoje eu vejo que nós temos muito conhecimento científico”, completa.
Segundo o professor Claudson, sua gestão pretende: divulgar o conhecimento produzido no estado e as ações e pesquisas na área de Zootecnia através de palestras e entrevistas, levando assim também o nome da universidade em que ele está alocado; elevar a revista da sociedade no quadro Qualis (qualificação da Capes);dentre outros.
Zootecnia em Sergipe
Fundado no campus de São Cristóvão em 2006, o curso de Zootecnia da UFS estará presente também no novo campus em Nossa Senhora da Glória. Quanto a importância dessa expansão, Claudson observa: “Quando você tem um profissional na área aumenta-se a possibilidade do sucesso. Quando a gente forma profissionais em São Cristóvão e começa a formar profissionais no Sertão, em Glória, a chance de você ter esse profissional para poder orientar melhor os pequenos produtores aumenta e muito. Dentro de 10 a 12 anos, o estado de Sergipe será outro celeiro na produção de alimentos”.
Ainda de acordo com o novo presidente da SBZ, o curso de Zootecnia é um grande colaborador e responsável pela produção de alimentos no país, como um todo. “Em 1975, a nossa produção de frango era pequena, a gente quase não exportava. À medida que aumenta o curso de Zootecnia no país, a produção de alimentos na área de carnes aumenta consideravelmente. O crescimento dos cursos no estado, São Cristóvão e em Glória, gera uma grande expectativa na produção de alimentos. Carne, leite, ovos, serviços”.
Reunião anual em Sergipe
A 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia teve como tema “A produção animal frente às mudanças climáticas e tecnológicas”. O evento contou com aproximadamente 950 pessoas, de várias partes dos Brasil e do mundo. A próxima reunião anual acontece em Belo Horizonte.
Voltado para os pesquisadores, profissionais da esfera pública e privada, empresários, professores e alunos de graduação e pós-graduação, o evento, dividido em palestras, premiações, apresentação de trabalhos, teve como objetivo debater a conscientização das consequências das mudanças climáticas e seus efeitos sobre o agronegócio, como também apresentar as novas tecnologias que beneficiem a produção animal direta ou indiretamente.
Visite o site do evento.
Ascom
comunica@ufs.br
Fotos: Saulo Coelho/Embrapa Tabuleiros Costeiros.