
Concurso incentiva a produção de pesquisas voltadas para a economia brasileira
O egresso do curso de graduação em Ciências Econômicas da UFS, José Henrique Santos Rodrigues, conquistou o primeiro lugar no XX Prêmio Brasil de Economia 2014, onde concorreu na categoria monografia. A solenidade de entrega dos diplomas e prêmios aconteceu na última quarta-feira, 3 de setembro, na abertura do XXIV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), em Goiânia (GO).
O trabalho, intitulado de "Identificação da multa da pobreza nos estratos rural, urbano e capital do estado de Sergipe", propôs a análise do conceito de multa da pobreza, cuja hipótese diz que famílias carentes pagariam mais, para certos tipos de gastos, do que as famílias com um maior poder aquisitivo. A pesquisa centrou na existência dessa situação e em como e onde isso ocorre, a fim de combater o problema por meio de uma avaliação sobre a pobreza no estado.
A escolha desse tema partiu do Programa Especial de Inclusão em Iniciação Científica (Piic) - 2011-2012, onde José Henrique atuou como bolsista. Para ele, é indescritível a felicidade de ter sido agraciado com um prêmio a nível nacional. "A maior recompensa está no reconhecimento, pois mostra que os esforços, meus e dos outros premiados, foram valorizados", declara.
Quem também não esconde a satisfação é o professor Wagner Nóbrega, orientador de José tanto no Piic quanto na monografia. Wagner comenta que é gratificante ver um trabalho de inclusão surtir resultados nacionais. “Estou muito contente, principalmente porque a pesquisa aborda um tema pouco discutido, com poucos trabalhos com os quais comparar’’, explica. Ainda de acordo com o professor, esse foi um trabalho inovador que a partir de agora será mais conhecido e aceito cientificamente.
Prêmio
Essa é a primeira vez que um aluno do curso de Economia da UFS ganha o primeiro lugar no Prêmio Brasil de Economia. A premiação é promovida anualmente pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) com o objetivo de incentivar a investigação econômica em geral, além de estimular economistas e estudantes a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira.
Os prêmios contemplam os melhores trabalhos inscritos nas seguintes categorias: livro de economia, tese de doutorado, dissertação de mestrado, artigo científico e monografia. Para a seleção final foram formadas comissões julgadoras compostas por economistas designados pelo Conselho Federal de Economia, com qualificação técnica e formação acadêmica compatíveis com cada grupo dos trabalhos apresentados.
Segundo José Henrique, o fato de ser um prêmio nacional contribui na disseminação de pesquisas com temas distintos, produzidas nos diferentes estados e universidades do país. “Essa visibilidade é positiva para as instituições, principalmente porque traz boas contribuições para a evolução dos cursos de economia do país’’, conclui.
Além de prêmios em dinheiro, os trabalhos contemplados serão divulgados nos meios de comunicação do Sistema Cofecon/Corecon, e recebem o direito de publicação a critério dos organizadores.
Ascom
comunica@ufs.br