Qua, 01 de outubro de 2014, 05:58

UFS cria resolução para Centros Internacionais de Pesquisa
UFS cria resolução para Centros Internacionais de Pesquisa
Professora Christina Bielinski Ramalho, coordenadora do Cimeep
Professora Christina Bielinski Ramalho, coordenadora do Cimeep

Cimeep deve ser o primeiro centro a ser instituído na UFS


Estabelecer parcerias entre a UFS e demais instituições estrangeiras e incrementar o acesso dos professores pesquisadores, pós-graduandos e estudantes de graduação às mais recentes tendências internacionais de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Esses são alguns dos objetivos da Resolução nº 09/2014, que trata da criação dos Centros Internacionais de Pesquisa, aprovada em 28 de abril pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe) da UFS.


“Os centros internacionais de pesquisa estabelecem vínculos importantes entre pesquisadores de todo o mundo”, afirma Israel Barnabé, da Coordenação de Relações Internacionais da UFS (Cori). Para ele, isso contribui para o processo de internacionalização da universidade, além de viabilizar a participação da comunidade acadêmica em atividades em outras instituições.


De acordo com a resolução, um centro internacional de pesquisa deve refletir o perfil institucional estratégico da UFS, contribuir para o fortalecimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por intermédio da interação dos centros com os cursos de graduação e pós, bem como com os programas e ações extensionistas da universidade.


Ainda segundo a resolução, os projetos para a criação dos centros devem ser submetidos e aprovados nos respectivos colegiados aos quais os docentes estejam alocados. Vale salientar que as propostas devem conter a relação dos membros fundadores, a descrição dos objetivos, justificativas, estrutura, organização e atividades do centro, e o anteprojeto de regimento interno. Depois de aprovados, os projetos serão submetidos à avaliação da Cori e da Coordenação de Pesquisa (Copes) da UFS, para que haja a homologação pela Reitoria.


Primeiro centro


Após cinco meses da medida que cria os centros internacionais, a UFS já conta com um projeto em fase de implementação. Trata-se do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (Cimeep). “Esse centro traz como foco o epos, que se refere ao conjunto de narrativas e de tradições que dão uma identidade cultural a um povo’’, explica a professora do Departamento de Letras de Itabaiana (DLI) Christina Bielinski Ramalho, coordenadora do projeto.


Segundo ela, o epos está ligado à multidisciplinaridade graças a aspectos socioculturais, integrando a Literatura à Antropologia, à História, à Geografia, Sociologia, Filosofia, Religião, Artes, dentre outras áreas. “O principal objetivo do Cimeep é promover um diálogo internacional entre investigadores de diversos níveis que abordem o epos e as suas derivações’’, aponta a coordenadora.


A professora conta também que o projeto surgiu através de uma parceria entre 28 membros de instituições brasileiras e de Portugal, da França e do Senegal. Atualmente, o Cimeep agrega 17 grupos de trabalho (GTs).


O centro será sediado no campus de São Cristóvão, contando ainda com um espaço no campus de Itabaiana. De acordo com Israel, do Cori, o Cimeep passará a funcionar oficialmente depois de aprovado pela UFS e de portaria assinada pelo reitor.


Visite o site do Cimeep. Veja a Resolução nº 09/2014/Conepe abaixo.


Ascom


comunica@ufs.br



Atualizado em: Qua, 01 de outubro de 2014, 09:28
Notícias UFS