

Na manhã da última quinta-feira (09), deu-se início a II Reunião Anual do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – Região Nordeste, no Hotel Real Classic, em Aracaju, Sergipe.
O fórum, que reúne gestores de instituições de pesquisa e pós-graduação, dirigentes das agências de fomento, pesquisadores renomados e convidados, tem como objetivo gerar um ambiente de debate, troca de ideias e elaboração de propostas que visem ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação nas instituições acadêmicas da Região Nordeste e do Brasil.
Marcos Eugênio Oliveira Lima, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), diz que as discussões previstas para o encontro acenam para um momento específico da pós-graduação no Nordeste. “Na última avaliação trienal, alguns cursos da região nordeste migraram da posição 3 para a posição 4. Tivemos um aumento significativo”, destaca o pró-reitor – as avaliações da Capes geram conceitos em uma escala que vai de 3 a 7. “Temos visto, efetivamente, um momento de excelência, de avançar em termos conceituais, de ir abandonando progressivamente o conceito 3 para irmos ascendendo algumas posições que garantam uma pós-graduação com mais qualidade”, conclui.
O nordeste teve um crescimento de 33% na pós-graduação, ainda de acordo com a última avaliação. Segundo Jorge Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), isso se deve também ao amadurecimento que as instituições sofreram. Para ele, os fóruns são essenciais para que os pró-reitores troquem ideias, discutam avanços e possíveis ações que são prioritárias para a região.
Sob organização da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e do Instituto Federal de Sergipe, a segunda reunião se estende até a tarde desta sexta-feira, dia 10. A primeira reunião deste ano aconteceu em maio, em Teresina, Piauí.
Homenageado
Dentre os presentes no evento, está o Presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães. À frente da entidade há 10 anos, o professor foi agraciado com uma placa de reconhecimento pelo serviço prestado no desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, O presidente da Capes recebeu, também, homenagem por parte do vice-reitor da UFS, André Maurício Conceição de Souza.
Jorge Almeida Guimarães já ocupou outros importantes cargos, como a secretaria do Ministério da Ciência e Tecnologia, a direção do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e cargos na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico pelas suas contribuições no desenvolvimento da ciência no Brasil.
Ascom
comunica@ufs.br
Fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS