Qui, 16 de outubro de 2014, 08:04

Campanhas de fonoaudiologia são premiadas em congresso
Campanhas de fonoaudiologia são premiadas em congresso
Professora Andréa Medeiros, do Campus de Aracaju
Professora Andréa Medeiros, do Campus de Aracaju
Professor Rodrigo Dornelas, do Campus de Lagarto
Professor Rodrigo Dornelas, do Campus de Lagarto
A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) premiou quatro projetos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante o 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, ocorrido em Joinville, Santa Catarina, entre os dias 8 e 11 de outubro.
Os projetos inscritos foram divididos em quatro áreas: Linguagem; Saúde Coletiva; Voz; e Motricidade Orofacial. Neste, o núcleo de fonoaudiologia de Lagarto conquistou o primeiro lugar, alcançando também o segundo lugar na área de Linguagem e Saúde Coletiva. Nesta, o Departamento de Fonoaudiologia de Aracaju ganhou o terceiro lugar, com um projeto coordenado pela professora Andréa Medeiros.
O prêmio Mérito e Excelência em Fonoaudiologia é concedido pela SBFa às pesquisas científicas e ações de extensão que promovam a contribuição dos profissionais de fonoaudiologia à sociedade. Além das campanhas premiadas (detalhadas a seguir), outros pesquisadores da UFS tiveram trabalhos científicos apresentados no evento (confira na página oficial).
ARACAJU: Campanha premiada e menção honrosa

O grupo de extensão coordenado por Andréa Medeiros promoveu a Campanha de Aleitamento Materno em Aracaju, que conquistou a terceira colocação no departamento de Saúde Coletiva do congresso.


A campanha realizou intervenções em grupos de mães nas enfermarias (alojamento conjunto e Unidade Canguru) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, Sergipe, enfocando a relação entre Aleitamento Materno e Saúde Fonoaudiológica. Além dos estudantes que integram o grupo, a ação teve a colaboração da fonoaudióloga Thaíse Barreto e demais profissionais da Maternidade.


Realizada durante o ano de 2014, a ação foi concluída com o “mamaço”, organizado pela Maternidade. Na ocasião, houve orientações às mães sobre aleitamento materno, incluindo a visita nas enfermarias e distribuição dos fôlderes disponibilizados pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região.


Além da ação premiada, Andréa teve outro projeto destacado no congresso: recebeu Menção Honrosa, no departamento de Motricidade Orofacial, para o “Estudo comparativo das idades gestacionais de recém-nascidos do Método Canguru submetidos à técnica Sonda-Peito”, referente à Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida na UFS com a participação dos discentes Mariana Mota Dória Maciel, Stella Andrade Alves e Rógeris Kayque Barreto do Nascimento.


Na ocasião, a pesquisadora também participou do lançamento do livro “Manual de motricidade orofacial”, do qual é uma das colaboradoras.


LAGARTO: Posição de destaque
Com uma campanha premiada em primeiro lugar, e outras duas alcançando a segunda colocação, o campus de Lagarto se destacou no congresso, mesmo com o pouco tempo de instalação do curso na cidade.
Dia de atenção à respiração oral
A campanha premiada em primeiro lugar foi realizada em seis municípios do interior sergipano: Lagarto, Salgado, Simão Dias, Boquim, Itabaiana e Frei Paulo. O objetivo foi promover a conscientização da população do interior de Sergipe sobre a respiração.
Com o alcance considerável de mais de 1.500 pessoas, a ação buscou conscientizá-las sobre as conseqüências da respiração oral. A partir da atuação de 34 estudantes do curso, o projeto desenvolveu diversas atividades:
- Distribuição de panfletos criados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia;
- Elaboração de um vídeo (“Augusto na campanha da respiração oral”) e de um livro de histórias (“Respiração pela boca: não é brincadeira não”), divulgados na internet (Youtube, Facebook) e em oito escolas, nos turnos matutino e vespertino;
- Orientação, em diversos locais públicos, para a realização de auto-exame, alcançando cerca de 450 pessoas;
Campanha de Aleitamento Materno
Com o tema “Aleitamento materno: um ganho para toda a vida”, a ação – premiada em segundo lugar no departamento de Saúde Coletiva - buscou proporcionar interação entre a UFS/Lagarto, as instituições de saúde e comunidade, na promoção e prevenção da saúde materno-infantil, sensibilizando a população sobre as vantagens do aleitamento materno e do banco de leite materno. A atividade também promoveu a capacitação de agentes de saúde sobre a inter-relação da amamentação e saúde fonoaudiológica.
Na ação, estudantes de Fonoaudiologia e outros cursos do campus distribuíram panfletos – parte deles produzida pelo Banco de Leite, outros pelo Ministério da Saúde, e também elaborados pelos docentes do curso – durante as atividades.
Houve também palestras ao Grupo de Gestantes e profissionais da saúde da Maternidade de Lagarto, assim como a realização de testes relacionados ao aleitamento. Nas unidades de saúde, foi realizado o “Café com prosa”, priorizando a troca de experiências e informações. A campanha foi divulgada também nas rádios locais, com entrevistas de professores e profissionais da saúde.
1ª Campanha de linguagem da UFS/Lagarto
O objetivo da ação, segunda colocada no departamento de Linguagem, foi a promoção da saúde e do desenvolvimento infantil, em especial no aspecto da linguagem. Dessa forma, o enfoque foi para crianças de 0 a 5 anos, remetendo às instituições de educação infantil – estas surgiram, enquanto serviços sociais, em resposta às necessidades e aos direitos da mulher que trabalha.
Para que a participação de educadores e familiares seja realmente efetiva é preciso que eles tenham conhecimento sobre o desenvolvimento normal da linguagem e quais ações podem contribuir com esse processo. Buscando dar essa contribuição, o Núcleo de Fonoaudiologia promoveu a Campanha de Linguagem, optando como alvo as Creches Promotoras de Saúde, iniciativa da Organização Mundial da Saúde.
A iniciativa promoveu a capacitação de educadores na elaboração de ações educativo-pedagógicas, para promover o desenvolvimento infantil, em especial à comunicação e linguagem, através das atividades: atividades lúdicas com as crianças, elaboradas com a participação das educadoras; palestras para familiares e oficinas para educadores; fixação de murais informativos, com materiais confeccionados e distribuídos pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; elaboração de uma cartilha de orientação sobre o desenvolvimento normal e desviante da linguagem em crianças de 0 a 6 anos de idade e atitudes que podem promover esse desenvolvimento saudável.
Marcílio Costa
Assessoria de Imprensa Lagarto
comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 16 de outubro de 2014, 11:10
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