Qua, 12 de novembro de 2014, 15:47

Grande Concerto Sinfônico marca abertura das comemorações
Grande Concerto Sinfônico marca abertura das comemorações
Homenagem a José Aloísio de Campos
Homenagem a José Aloísio de Campos

Abrindo as comemorações do Centenário do professor José Aloísio de Campos, a Orquestra Sinfônica e o Coro da Universidade Federal de Sergipe apresentaram na noite de ontem, 11, o espetáculo Grande Concerto Sinfônico. Depois de mais de um mês de preparações, cerca de 150 músicos, entre profissionais e estudantes, dividiram o palco do Teatro Tobias Barreto e ofereceram à plateia um repertório diversificado, com montagens que vão desde as obras clássicas como as "Danças Polovetzianas" de Borodin, até pout-porris de trilhas sonoras de produções hollywoodianas.


Veja a galeria de imagens do evento. Confira também o vídeo do evento no canal do YouTube UFS Acontece.


A seleção musical do maestro Ion Bressan animou o público, que lotou o Teatro. O estudante Mário Sérgio, do curso de Letras Português/Inglês, estava ansioso para ver a apresentação. “Sei que eles vão tocar músicas de bandas que eu admiro. Fico feliz de saber que a Universidade tem aberto espaço para eventos como esse, que aproximam a arte e a cultura da sociedade”, afirmou Mário antes do espetáculo.
Conceição Almeida, pró-reitora de Extensão, concorda com o jovem. Para ela, uma das funções da Universidade é socializar o conhecimento produzido dentro das salas de aula. Ainda segundo ela, “ações como esta tem sido cada vez mais comuns na Universidade Federal de Sergipe”.”Realizamos Concertos pelo menos duas vezes ao ano, e temos a alegria de sempre sermos bem recebidos pela comunidade”, afirmou a pró-reitora.



Homenagem
Os familiares do grande homenageado da noite, o professor José Aloísio de Campos, estavam presentes no Concerto. O seu filho mais velho, Marcelo Barreto Campos, relatou que a família se sente honrada ao saber que todas as contribuições de seu pai para o ensino superior público sergipano tem sido reconhecidas. “Uma das primeiras homenagens, quando do falecimento do meu pai, foi dar ao campus universitário São Cristóvão, que ele ajudou a construir, o seu nome”, afirmou Marcelo.
Para o vice-reitor da UFS, André Maurício, a homenagem ao professor Aloísio faz parte do compromisso histórico da instituição de valorizar aqueles que se dedicam à sua consolidação. “Buscamos valorizar o compromisso deste homem. Foi dele a iniciativa de reunir os diversos cursos da Universidade em uma só edificação, fato que só reitera a sua avançada visão administrativa”, avaliou o vice-reitor.
José Aloísio de Campos nasceu em 29 de novembro de 1914, na cidade de Frei Paulo, Sergipe, e faleceu aos 71 anos, em Aracaju. Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia, e dedicou uma parte da sua vida à carreira de professor. Foi o fundador do primeiro Campus Universitário da UFS no município de São Cristóvão, sendo seu reitor entre 1976 e 1980. Em vida, também foi economista no Estado de Sergipe, prefeito de Aracaju, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Condese), e administrador em diversos cargos públicos.


Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor


comunica.gr@ufs.br


Fotos: Schirlene Reis (Ascom/UFS)



Atualizado em: Sex, 05 de dezembro de 2014, 13:46
Notícias UFS