Qua, 19 de novembro de 2014, 15:35

Ampliação do atendimento odontológico à comunidade
Ampliação do atendimento odontológico à comunidade

Adesão ao programa começou pelo campus de Lagarto e chegará ao de São Cristóvão


Com o objetivo de garantir a participação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no programa GraduaCEO – BRASIL SORRIDENTE, o reitor Angelo Antoniolli compareceu ontem, 18, a uma reunião de esclarecimento na Secretaria Estadual da Saúde (SES). No encontro, representantes da Secretaria apresentaram o programa e explicaram qual o procedimento para a adesão das Instituições de Ensino Superior (IES) com curso de graduação em Odontologia. No caso da UFS, haverá adesão tanto do campus de São Cristóvão quanto do de Lagarto.
E a pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto já ocorreu hoje, 19. De acordo com o documento, assinado durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) de Lagarto, os municípios que receberão atendimento serão Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Simão Dias, Poço Verde e Salgado, com uma meta de no mínimo 900 procedimentos odontológicos por mês. Todos os procedimentos serão realizados por estudantes e assistidos por docentes da UFS.
Ana Claudia Cimardi, professora do Departamento de Odontologia de Lagarto, considera que a adesão da UFS ao programa representa uma oportunidade para que os estudantes já comecem o seu aprendizado dentro da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS), já que esta é uma das missões do campus. “A ampliação da oferta de serviços odontológicos, a possibilidade de acesso a procedimentos mais complexos e qualificados, já que serão acompanhados pelos docentes, suprem uma carência da população”, avalia a professora.
Para que a adesão ao programa seja concretizada, é necessária a aprovação do termo de adesão assinado hoje pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual. Depois disso, o Ministério da Saúde publicará portaria autorizando o funcionamento do programa.
Para o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, a adesão da instituição ao GraduaCEO é essencial para que os cursos de Odontologia, assim como os seus estudantes, se integrem ainda mais à rede pública de atenção à saúde bucal. “Já prestamos atendimento à comunidade, no entanto, quanto mais ampliarmos a nossa oferta, mais os nossos estudantes irão agregar conhecimento às suas formações. Tudo isso, assistindo à população e contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado” argumenta Angelo.



GraduaCEO
O GraduaCEO é um novo componente da Política Nacional de Saúde Bucal - BRASIL SORRIDENTE desenvolvido numa parceria entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Constitui-se de uma série de ações e serviços de saúde bucal a serem desenvolvidas e prestadas pelas IES. No programa, estudantes e docentes dos cursos irão desenvolver junto á comunidade ações de promoção e prevenção, atenção básica, atenção secundária, reabilitação oral e educação permanente na área odontológica.
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor
comunica.gr@ufs.br



Atualizado em: Seg, 01 de dezembro de 2014, 13:32
Notícias UFS