Três estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão em Brasília representando o Estado na final do Desafio Universitário Empreendedor 2014. Juliane Aragão Barreto (1º lugar ), Ivinariane Carvalho Silva (2º lugar ) e Samuel de Jesus Satiro (3º lugar) foram os vencedores da etapa estadual da disputa, superando quase 600 concorrentes de 13 instituições de ensino.
O Desafio busca estimular os estudantes a desenvolver atitudes empreendedoras e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas. Durante três meses, os alunos participaram de uma série de jogos virtuais e de cursos, palestras e bate-papo com especialistas sobre marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança.
Todas as atividades contavam com uma pontuação específica e os quatro alunos que acumularam o maior número de pontos foram premiados. Além dos troféus, eles receberam como prêmio um smartphone e uma mochila.
“Foi uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos e descobrir os caminhos necessários para gerenciar bem um negócio. Acredito que quando terminar o meu curso estarei muito mais preparada para abrir a minha empresa e ser uma empreendedora de sucesso”, explica Juliane Barreto.
A Universidade Federal de Sergipe foi homenageada por contar com o maior número de inscritos na etapa estadual do Desafio e onde os alunos vencedores estudam. Já o professores Wilson Luciano e Maria da Conceição Melo, da UFS, foram premiados pela orientação dada aos alunos vencedores da disputa.
Final nacional
A final nacional conta com a presença de 108 alunos de todas as unidades da federação, que são submetidos a atividades em que precisam tomar decisões gerenciais para garantir o sucesso das empresas. Os vendedores nacionais receberão troféus, tablets e uma viagem internacional a um centro de referência mundial de empreendedorismo, onde conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais.
“O Desafio é uma oportunidade que oferecemos aos estudantes para que eles possam perceber como o empreendedorismo pode transformar as suas vidas. Muitos ainda acreditam que a melhor saída para alcançar a estabilidade financeira é a aprovação em concursos públicos, mas a abertura do próprio negócio, na maioria das vezes, pode trazer perspectivas ainda melhores para esses jovens”, ressalta o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos.
Fonte: Ascom Sebrae