Ter, 23 de dezembro de 2014, 15:42

Angelo Antoniolli relembra trajetória da UFS em 2014
Angelo Antoniolli relembra trajetória da UFS em 2014
Prezados servidores e estudantes, estamos chegando ao fim de 2014. Foi uma honra fazer parte deste ciclo de conquistas e de desafios que enfrentamos juntos ao longo deste ano. Um ano que ficará marcado na história da Universidade Federal de Sergipe (UFS) como o ano da integração e do diálogo com a sociedade e com toda a comunidade universitária. Um ano em que avançamos em todos os índices, sempre com o compromisso da qualidade, sem abrir mão da preocupação com o ambiente em que estamos inseridos, com a coletividade.
Comprovamos, por meio do fortalecimento do campus de Lagarto, que podemos sim fazer ciência avançada e ao mesmo tempo atender às demandas sociais. Implantamos a telemedicina, atuamos nos programas de saúde da família, integramos os nossos estudantes aos ambientes reais de atendimento desde o primeiro dia de aula. Toda esta metodologia é inovadora e temos conhecimento dos obstáculos que vivemos e que ainda iremos enfrentar por conta desta ousadia. Mas os esforços de nossos estudantes e de toda a equipe foram coroados com o reconhecimento de nossa qualidade pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nosso conceito nos cursos de Fonoaudiologia e de Terapia Ocupacional foi 4, em uma escala que vai até 5. Esta valorização confirmou que estamos no caminho certo e que devemos continuar nesta direção. Vamos replicar este modelo no campus do sertão, que também foi uma conquista do ano de 2014.
Os nossos avanços, porém, não foram exclusivos do campus de Lagarto. Avançamos em todos os campi, na graduação e na pós-graduação. Na pesquisa e na extensão. Conquistamos a 6ª posição entre as melhores universidades públicas do nordeste, de acordo com a Folha de São Paulo. Dentre as 192 universidades brasileiras pesquisadas pela Folha, a UFS aparece na 33ª colocação. No ano passado estávamos na 51ª posição.
Engendramos esforços para oferecer uma estrutura que acomodasse estes avanços. Que favorecesse o crescimento. Por isso inauguramos os prédios de Engenharia de Alimentos, o de Engenharia Elétrica, o Núcleo de Petróleo e Gás, o Departamento de Comunicação Social. Retomamos obras que estavam paralisadas e devem ser entregues nos próximos meses, atendendo assim a demandas antigas da comunidade universitária. Restauramos a rede de esgotamento sanitário e o sistema de energia elétrica, iluminando o campus de São Cristóvão e garantindo mais segurança para todos os que transitam diariamente pela nossa Cidade Universitária. Investimos quase cinco milhões de reais em acessibilidade.
O meio ambiente não foi esquecido. A campanha Bichos do Campus, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as consequências do abandono de animais no campus de São Cristóvão teve veiculação nacional. Nos corredores e nos espaços abertos já começamos a perceber os resultados.
Os servidores, de forma especial os técnico-administrativos, obtiveram grandes vitórias, como a regulamentação da possibilidade da flexibilização da jornada de trabalho nos setores onde for permitido por lei, a implantação do programa servidor cidadão, para que os servidores tomem conhecimento de seus direitos e deveres enquanto prestadores de serviços públicos, a implantação do registro eletrônico de ponto, em atendimento a determinação judicial e como forma de resguardar os direitos dos trabalhadores. Os servidores técnico-administrativos também garantiram o direito ao afastamento para cursar pós-graduação, o que representa um avanço na isonomia de tratamento entre todos os servidores.
Apesar de tantos feitos no último ano, sabemos que existem inúmeros desafios. A Universidade Federal de Sergipe, porém, já definiu um norte. E é nesta direção que continuaremos. Desejamos um feliz Natal e um Ano Novo de alegria para todos. Seguiremos com esperança e compromisso redobrados em 2015.
Assista aqui ao vídeo com a minha mensagem de final de ano.
Angelo Roberto Antoniolli
Reitor da UFS


Atualizado em: Ter, 13 de janeiro de 2015, 08:06
Notícias UFS