


Evento fez parte da programação do Fórum Permanente das Licenciaturas
Aconteceu na tarde da última quinta-feira, 15, no auditório da Reitoria, a mesa-redonda“A formação de professores na educação a distância”. Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o debate fez parte do Fórum Permanente das Licenciaturas que teve como objetivo promover a divulgação e o debate crítico das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Superior, através de um espaço – a UFS – no qual sejam trocadas experiências e propostas soluções para os problemas que os cursos de graduação do país, e da UFS em particular, vêm passando.
Mediada pelo professor Henrique Nou Schneider (DCOMP/NPGED), fizeram ainda parte da mesa-redonda os professores Antonio Ponciano Bezerra (Cesad), Simone de Lucena Ferreira (DED/NPGED) e o José Mário Oliveira Aleluia (DED/NPGED).
O professor Antonio Ponciano iniciou o debate falando da criação do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad) da UFS, e apresentou um funcionograma de como o centro é dividido. Segundo o professor, uma das funções do ensino a distância é desenvolver as novas tecnologias educacionais mediadas pelas novas tecnologias de comunicação.
A professora Simone explanou sobre as primeiras experiências da educação a distância no Brasil e dos avanços tecnológicos que sofreu até hoje.
O professor José Mário finalizou a mesa apresentando o perfil dos licenciados nos cursos EaD, desmistificando alguns mitos que estão associados a esse tipo de ensino.
Ascom
comunica@ufs.br
Fotos: Grace Carvalho/Ascom-UFS