Sex, 30 de janeiro de 2015, 13:47

UFS busca integração nas ações culturais do Estado
UFS busca integração nas ações culturais do Estado
Reitoriaverde1 2

Com a missão de integrar ainda mais as políticas culturais do Estado com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o reitor Angelo Antoniolli realizou ontem, 29, uma visita ao secretário de Estado da Cultura Elber Batalha. Em pauta, o planejamento estadual para a área da cultura e da arte. O reitor e o secretário, acompanhados de assessores, buscaram definir maneiras de inserir a Universidade e a comunidade acadêmica nas estratégias de profissionalização e difusão da cultura no Estado.
De acordo com o reitor da UFS, a meta para os próximos anos é integrar as equipes, munidas de suas experiências e qualificações específicas, para alavancar os resultados da área em Sergipe. “Nossos profissionais podem auxiliar o Governo do Estado a qualificar os atores culturais dos municípios com cursos sobre prestação de contas, redação de projetos e outros que forem necessários, inclusive cursos de pós-graduação. A partir desta formação, os agentes de tornarão mais independentes e poderão captar recursos com mais eficiência para as suas atividades”, explica Angelo Antoniolli.
O secretário Elber Batalha acredita na viabilidade da ideia e enfatiza que ela tomará força na medida em que o planejamento da cultura no Estado seja formalizado. “É necessário que a Lei Orgânica da Cultura do Estado bem como o Plano Estadual de Cultura sejam finalizados. Com esta organização legal iremos garantir que Sergipe se desenvolva em longo prazo”, avalia o secretário.
A pró-reitora de Extensão, Conceição Almeida, que também participou da reunião, considera que a institucionalização do relacionamento entre a UFS e a Secretaria é um avanço. Isso porque, segundo ela, “será possível ampliar projetos e ações existentes, envolvendo os professores e estudantes de todos os cursos, além dos técnico-administrativos”.
Estiveram presentes na reunião o diretor do Centro de Cultura e Arte (Cultart), Américo Bonfim, o coordenador de Cultura e Arte da pró-reitoria de Extensão, Péricles Andrade, o maestro da Orquestra e do Coro da UFS, Ion Bressan, e os assessores da Secretaria de Estado da Cultura Mário Brito e Irineu Fontes.
Assessoria de Imprensa da Reitoria
comunica.gr@ufs.br



Atualizado em: Sex, 30 de janeiro de 2015, 13:56
Notícias UFS