Sex, 13 de março de 2015, 08:49

Plano de Cultura da UFS irá concorrer a 1,5 milhão de reais
Plano de Cultura da UFS irá concorrer a 1,5 milhão de reais
O projeto irá participar do edital Mais Cultura Universidades
A universalização do acesso, a valorização da diversidade e o incentivo ao desenvolvimento sustentável. Estas são, resumidamente, as diretrizes do Plano de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O projeto, que foi assinado ontem, 12, irá concorrer no Edital Mais Cultura nas Universidades, lançado pelos Ministérios da Educação e da Cultura.
O Edital Mais Cultura nas Universidades tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Caso o Plano de Cultura da UFS seja aprovado, a instituição poderá receber recursos de até um milhão e quinhentos mil reais.
Confira a galeria de imagens da apresentação do Plano de Cultura e Arte da UFS.
O Plano de Cultura da UFS é fruto de uma discussão coletiva e foi desenvolvido por meio de parcerias. Além da Secult, participaram da construção do documento representantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Aracaju (FUNCAJU), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e da Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes (Semear).
O reitor Angelo Antoniolli espera que o Plano de Cultura sensibilize os pesquisadores e estudantes da UFS, oriundos de todas as partes do país, a refletir sobre a cultura e a arte sergipana. “Estamos empenhados trabalhar com a ‘sergipanidade’ em todas as suas gradações. Vamos dialogar com todas as secretarias, com todos os setores da administração pública para conquistar esta meta. Entendemos que a Universidade, no seu romper de muros, deve ficar mais próxima de quem é responsável pela resolução de problemas que tanto afligem a sociedade, auxiliando no seu desenvolvimento”, avaliou o reitor.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, este é apenas parte das muitas ações conjuntas entre Universidade e Secult planejadas para os próximos meses. “Parcerias deste tipo são extremamente significativas porque todos ganham. Ganha a UFS, porque abre as suas portas para a sociedade, levando a atividade científica para mais perto da população, e ganha também o Estado, porque utiliza toda a qualificação e científica dos profissionais da Universidade, o que resulta na otimização de recursos”, explicou o secretário.
Objetivos
As diretrizes do Plano de Cultura e Arte da UFS foram desdobradas três programas centrais. O primeiro deles é o programa “Cultura em movimento” que tem por objetivo disseminar e difundir produtos culturais e artísticos a partir da criação de espaços de produção e fruição cultural para os integrantes da comunidade acadêmica e não acadêmica, oferecendo, inclusive, cursos relacionados às artes.
Outro programa é o “Registro e Memória”, que deve construir um banco de imagens, bem como elaborar e difundir produtos radiofônicos e audiovisuais sobre arte e cultura sergipana.
Já o terceiro programa, “Empreendedorismo, Gestão Cultural e Inovação”, destina-se à promoção de cursos, oficinas, fóruns e seminários com conteúdos de gestão cultural, linguagens artísticas, patrimônio cultural, economia criativa e demais áreas da cultura. Será instituído, portanto, um programa permanente de capacitação de agentes culturais.
A pró-reitora de Extensão, Conceição Almeida, acredita que “a formação dos agentes culturais é uma demanda que a sociedade sergipana almeja há bastante tempo”. “A UFS manterá assim o seu papel de socializar o conhecimento, contribuindo com a formação de todos os segmentos da sociedade. O Plano de Cultura materializa várias idéias da gestão do professor Angelo, desde quando ele fez o primeiro esboço das ações de sua gestão. Estamos conseguindo estabelecer uma relação de maior proximidade com a nosso Estado”, acrescentou a pró-reitora.
Assessoria de Imprensa da Reitoria
Fotos: Adilson Andrade (Ascom/UFS)


Atualizado em: Sex, 13 de março de 2015, 09:07
Notícias UFS