
O Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizado através de uma parceria com a Universidade Anhanguera de São Paulo (Unian/SP), antiga Universidade Bandeirante,tem seus primeiros recém-formados. O curso, implantado em 2011, tem como objetivo promover a formação de pesquisadores capazes de realizar investigações de natureza aprofundada na área.
Dos 11 professores inscritos–sendo 9 da UFS, entre os campi de São Cristóvão, Laranjeiras e Itabaiana, lotados nos Departamentos de Matemática, Física, Estatística e Informática Computacional, e 2 do Instituto Federal de Sergipe –, sete já concluíram seus projetos.Um deles é Tiago Nery Ribeiro, do Departamento de Física (DFCI/UFS), que acredita ter melhorado seu desempenho em sala de aula graças ao aperfeiçoamento. “A UFS e Unian me possibilitaram realizar um curso de doutoramento com ótima avaliação e com profissionais extremamente competentes. O título de doutor, além de aprimorar meu currículo, também vem me oferecendo novas oportunidades no campo da pesquisa e da extensão”, comenta.
Sua tese, intitulada “O ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo a partir de situações aplicadas à física: um estudo baseado nas unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS)”, trata da elaboração e avaliação da evolução conceitual de alunos a partir da utilização de unidades didáticas de ensino, chamadas de UEPS. Seu referencial teórico está na aprendizagem significativa e estratégias de ensino variadas. “Espero que esta pesquisa contribua para a reflexão sobre a importância dos materiais de ensino no processo de ensino e aprendizagem, tornando-os com potencial de fornecer a professores e alunos mudanças no ato de educar e aprender”, aponta.
Sua orientadora e também professora do Departamento de Física (DFI/UFS), Divanízia do Nascimento Souza, explica que o programa desenvolveu uma série deestudos nesta linha, voltados à realidade educacional brasileira e, em particular, à realidade sergipana e da região nordeste. Segundo ela, “o Dinter fortalece a qualidade do ensino nos cursos de graduação em ciência, tecnologia e matemática, e consolida a constituição de núcleos de pesquisas em educação matemática capazes de reunir dados e formular hipóteses baseadas em fundamentos teóricos e metodológicos”.
O Dinter, regulamentado em 24 de outubro de 2007 pelo Edital N° 05/2009, conta com a colaboração de professores das duas instituições, sendo os ministrantes de disciplinas os da Unian/SP. Já a orientação dos projetos de doutorado contou com o auxílio dos docentes de ambas as instituições, dentre eles: Tânia Campos (Unian), Rui Pietropaolo (Unian), Elisa Galvão (Unian), Maria Elisabette Prado (Unian), Divanizia Souza (UFS) e Veleida da Silva (UFS), coordenadora do projeto.
Desafios
A professora Divanízia afirma também que as principais dificuldades enfrentadas no curso foram, além das questões burocráticas, a já existente vida profissional de cada um. Ainda assim, ela frisa o notório desempenho dos envolvidos. “O curso resultou em excelentes projetos de pesquisa que certamente darão significativas contribuições à sociedade acadêmica, sobretudo na formação desses professores”.
Tiago concorda quando sintetiza sua experiência no curso. “O doutorado contribuiu de maneira expressiva no desenvolvimento do meu aprendizado e na busca de novas direções para a pesquisa em educação, fato quepode colaborar muito para o desenvolvimento das licenciaturas”, conclui.
Ascom
comunica@ufs.br