Qui, 28 de abril de 2011, 05:19

UFS convoca servidores para realizar exames periódicos

A UFS convoca todos os técnicos e professores (ocupantes de cargos efetivos, comissionados ou de natureza especial) para a realização de exames periódicos de saúde, conforme cronograma definido pela Gerência de Recursos Humanos (GRH), por meio da Divisão de Assistência ao Servidor (Diase) e do Departamento de Avaliação e Assistência ao Servidor (DAAS).

Por meio de ofício, os servidores estão sendo chamados para realizar os exames, que variam de especificação de acordo com a idade, sexo e atividades desenvolvidas pelo servidor. Num primeiro momento serão realizados exames laboratoriais e radiológicos. Em seguida, os servidores irão à Diase para avaliação clínica e análise dos resultados dos exames, conforme agendamento prévio.

A convocação atende a regulamentação do Decreto n° 6.856, de 25 de maio de 2009, e a Portaria Normativa nº 04, de 15 de setembro de 2009, que determina que os servidores de órgãos federais realizem exames periódicos de saúde. Veja aqui a convocatória com a relação de exames solicitados.

De acordo com a enfermeira do trabalho da Diase, Jucélia Farias de Figueiredo, o critério para a ordenação dos setores foi um levantamento que apontou as áreas consideradas de maior risco para a saúde do servidor. Já a seleção do local onde serão realizados os exames foi realizada por processo licitatório, pois os exames são pagos pela UFS, não havendo nenhum custo para o servidor.

A partir disso, os primeiros setores a receber convocação foram o Departamento de Química e o Hospital Universitário. De acordo com a Diase, os próximos setores a serem chamados ainda não foram definidos.

Ainda que esteja em fase de implantação na UFS, a Diase salienta que é importante que o servidor atenda ao chamado, pois a realização dos exames periódicos busca a prevenção e promoção da saúde, visando a melhoria da qualidade de vida dos funcionários da universidade.

Segundo Jucélia, a expectativa é de concluir essa primeira avaliação periódica de todos os servidores da UFS em novembro. “Esperamos ter uma comunidade universitária saudável”, declarou.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 28 de abril de 2011, 05:20