




Os cursos de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), dos campi de Aracaju e Lagarto, estão promovendo, nesta semana, atividades alusivas ao Dia Mundial da Voz, comemorado nesta quinta-feira, 16.
Em Aracaju, o departamento de Fonoaudiologia tem a parceria dos diversos campos de estágio em Saúde Coletiva e promove uma semana voltada a atividades para promoção da saúde vocal em crianças, adultos, idosos e trabalhadores.
Na cidade de Lagarto, o departamento de Fonoaudiologia do campus local realizou a Campanha da Voz, iniciada com palestras no âmbito da secretaria municipal de educação e com atividades na universidade, voltadas para a comunidade acadêmica. A Campanha teve hoje seu ápice, com ações direcionadas às pessoas que transitavam na Praça Filomeno Hora, centro da cidade.
O Dia Mundial da Voz começou a ser comemorado em 2003, com o objetivo de orientar a população para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças da voz. A campanha busca também sensibilizar as pessoas sobre importância dos cuidados com a voz para a comunicação no nosso cotidiano ou no seu uso profissional, em professores, radialistas, operadores de telemarketing, advogados, dentre outros.
Lagarto
A população que circulava hoje pelo centro movimentado da cidade testemunhou – e em muitos casos, participou – das atividades promovidas por estudantes e professores do curso de Fonoaudiologia. Foram distribuídos panfletos e realizadas abordagens para orientações sobre prevenção às doenças da voz.
Uma das pessoas abordadas foi Jocileide Pereira, que ficou feliz em colaborar. “É bom, né [sobre o atendimento e as orientações]. A gente dá atenção aos alunos e acaba aprendendo junto”, diz.
Quem atendeu Jocileide foi Alice Ramos, estudante do terceiro ciclo de Fonoaudiologia, que também comemora a interação com a população. “Saímos da sala de aula, da teoria, e trabalhamos diretamente com as pessoas, vendo como é a realidade”, comemora a discente.
Os alunos procederam também, supervisionados pelos professores, ações de triagem com as pessoas abordadas, atentando para casos de diagnóstico de alterações vocais, encaminhando esses “pacientes” ao especialista adequado.
Segundo Ariane Pellicani, professora do departamento de Fonoaudiologia e integrante da organização da Campanha, é muito importante a prevenção a doenças graves relacionadas à voz, como o câncer de laringe. “Quando a pessoa tem uma disfonia, uma rouquidão, a voz muito alterada, é preciso avaliar com atenção. A Campanha busca também essa prevenção, sempre encaminhando a pessoa a um especialista”, explica a docente.
Mês do silêncio
Concomitante à Campanha da Voz, o departamento de Fonoaudiologia de Lagarto está promovendo ações voltadas à conscientização da população sobre a interferência do ruído na qualidade de vida das pessoas.
A professora Bárbara Rosa destacou a importância de conscientizar as pessoas sobre os transtornos causados pelo ruído, como irritação, incômodo, dor de cabeça etc. “Porém, em vez de falar do ruído, fazemos o inverso: orientamos sobre a importância do silêncio para a qualidade de vida”, esclarece a docente.
A campanha será finalizada com a promoção de uma ação na internet, no dia próximo dia 7, quando é comemorado o Dia Nacional do Silêncio. “Na ação, publicaremos fotos nas redes sociais gesticulando pedido de silêncio, sugerindo um minuto de silêncio, das 13h às 13h01”, conclui Bárbara.
Além das orientações promovidas na Praça Filomeno Hora nesta quinta-feira, uma equipe de professores e estudantes visitou o Hospital Regional, ouvindo queixas e sugestões de funcionários, para elaborar indicações a serem encaminhadas à direção, visando à melhoria do ambiente de trabalho.
Aracaju
Na capital sergipana, o departamento de Fonoaudiologia vem realizando ações desde segunda-feira, 14, em promoção à saúde vocal, com orientações sobre os estilos de vida e hábitos que podem comprometer a voz, principal instrumento de comunicação do indivíduo.
Confira a programação completa:
14 a 18/04/2015
Segunda-feira:
(Tarde) Escola Juscelino Kubistchek/Aracaju
Terça-feira:
(Manhã e tarde) Unidade de Saúde da Família Mª. Helena B. de Melo/ N. Sr.ª Socorro
(Tarde) CER (Serfismo) Serfismo Serviço de Reabilitação Físico e Motora R. Bahia, S/N (S. Campos)
(Tarde) USF Hugo Gurgel
Quarta-feira:
(Tarde): Centro de Especialidade Médica da Criança e do Adolescente (CEMCA).
(Tarde) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)
Quinta-feira:
(Manhã) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
(Manhã): Centro Especializado em Reabilitação (CER)
(Tarde): Escola Juscelino Kubistchek/Aracaju
(Tarde): Centro de Especialidade Médica da Criança e do Adolescente (CEMCA)
Rua Sergipe Vizinho Ao Nucaar Samu, S/N (Siqueira Campos)
Sexta-feira:
(manhã) CEMCA
Ascom/UFS
Marcilio Costa (jornalista)
comunica@ufs.br