Seg, 11 de maio de 2015, 11:14

Duração das reservas da UFS depende de todos
Duração das reservas da UFS depende de todos
Rompimento de adutoras causou problemas no abastecimento da Grande Aracaju
Diante da situação de desabastecimento que afeta os municípios de Aracaju e de São Cristóvão, dentre outras localidades, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) solicita que toda a comunidade acadêmica colabore no sentido de economizar água. Isso porque é provável que, no decorrer desta semana, ocorra a suspensão do fornecimento por parte da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Apesar da orientação para racionalizar o uso da água, a administração da UFS informa que possui reservas e que as atividades da instituição, de forma geral, não devem ser interrompidas. A duração dos estoques de água, entretanto, dependerá do esforço de todos.
Medidas emergenciais estão sendo tomadas, como a suspensão das aulas práticas em alguns cursos do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, além da diminuição da vazão de água nas torneiras. O Restaurante Universitário funciona normalmente. Já o Hospital Universitário está sendo abastecido por meio de caminhões-pipa enviados pela Deso.
O desabastecimento de água foi causado pelo rompimento de duas adutoras do rio São Francisco localizadas no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, ocorrido no último sábado, 9. Com o acidente, a capacidade de abastecimento da Deso foi reduzida em 70%. O volume restante está sendo redistribuído para toda a Grande Aracaju em sistema de rodízio, inclusive para a UFS.
Segundo informação divulgada pelo Governo do Estado, as obras emergenciais para a construção de uma nova adutora estão previstas para terminar até a próxima sexta-feira, 15, o que regularizará 80% do abastecimento destinado à Grande Aracaju.
Assessoria de Imprensa da Reitoria


Atualizado em: Qui, 14 de maio de 2015, 13:24
Notícias UFS