Qua, 13 de maio de 2015, 08:42

Adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública
Adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública

Programa visa instaurar uma nova cultura de gestão socioambiental em instituições públicas


A Universidade Federal de Sergipe aderiu, no dia 29 de abril, à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A parceria foi concretizada por intermédio da vice-reitoria e do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), atualmente coordenado pelo professor Genésio Tâmara Ribeiro.


A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas atuando nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.


Segundo Elisiane Carra Tunes, chefe de gabinete do vice-reitor, a A3P pretende instaurar um processo de construção de uma nova cultura institucional na administração pública. “Visaà conscientização dos servidores para a otimização dos recursos, para o combate ao desperdício e para a busca de uma melhor qualidade do ambiente de trabalho”, analisa.


Além de serem motivadas a implementar iniciativas específicas, as instituições públicas estão sendo também incentivadas a desenvolver projetos e programas que discutam acerca do desenvolvimento e da adesão a uma política de Responsabilidade Socioambiental do setor público.


Eixos temáticos


O programa A3P possui seis eixos temáticos, mas no trâmite de adesão, o Núcleo de Gestão Ambiental, por enquanto, vem trabalhando com quatro.


O primeiro eixo temático é a gestão de resíduos. Elisiane explica que um edital já foi elaborado para coleta e tratamento de quaisquer restos de materiais produzidos em todos os campi da universidade, sejam eles químicos, biológicos, hospitalares, orgânicos ou comuns.


Outro projeto dentro desse eixo é a criação, com colaboração da empresa júnior de publicidade da UFS- a Agência Officina -, de uma campanha efetiva de coleta seletiva para a comunidade acadêmica. “Já fizemos a compra de novas lixeirinhas. Cada sala, administrativa ou acadêmica, vai ter duas: uma para lixo reciclado e outra para não-reciclável, contendo adesivos explicativos”, comenta.


De acordo com Elisiane, que também assessora o NGA, todo material reciclado vai para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, a CARE. “Para o pessoal da limpeza, que trabalha mais firmemente nisso, nós pensamos em fazer um café da manhã aqui, com uma sensibilização, e levá-los para a CARE in loco para que eles sintam a importância do trabalho que realizam, de separar o lixo direitinho para cooperativa porque a qualidade do material reclicável na UFS é pouco reaproveitado- menos de 20%”, explica.


O uso racional dos recursos é outro eixo que está sendo trabalhado na instituição. “Nele, nós medimos o consumo, principalmente de água e energia, mas também de telefonia”, explana Elisiane. O avanço será comparado, trimestralmente, com a própria instituição e com outras instituições federais de ensino superior ou outros órgãos que sejam pertinentes.


Quanto às licitações sustentáveis, terceiro eixo do A3P, estão sendo feitas análises de especificações. Iniciou-se com os 30 itens mais adquiridos pela UFS: 15 itens de material de construção e 15 itens de equipamento. O objetivo da análise é perceber se as especificações estão sustentáveis, se estão dentro de uma instrução normativa ambiental para que sejam consideradas sustentáveis.


Uma ação que a Universidade Federal de Sergipe estará desenvolvendo no quarto eixo, a qualidade de vida no trabalho, é uma pesquisa de percepção da comunidade (técnicos, professores, bolsistas e terceirizados) sobre o ambiente e como ele pode ser melhorado, no tocante ao ambiente do trabalho: poluição sonora, ruídos, iluminação, ergometria dos equipamentos, entre outros.


Elisiane lembra que, embora ainda não haja trabalhos sendo desenvolvidos no quinto e no sexto eixo- sensibilização de capacitação de servidores e construções sustentáveis, respectivamente -, a universidade buscará discutir e colocar em prática projetos nessas duas áreas futuramente.


Ascom


Grace Carvalho (Bolsista)


Marcílio Costa


comunica@ufs.br



Atualizado em: Qui, 14 de maio de 2015, 13:40
Notícias UFS