Universidade receberá projetos de centros, coordenações e departamentos
Na tarde desta quarta-feira, 20, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Roberto Antoniolli, e seu vice, André Maurício Conceição de Souza, receberam docentes, coordenadores de cursos de graduação, chefes de departamentos, diretores de centros e pró-reitores, para o lançamento do Edital nº 01/2015/GR, que oferecerá apoio financeiro para a melhoria de qualidade dos cursos de graduação. A solenidade aconteceu na sala dos Conselhos Superiores, localizada no prédio da Reitoria.
O edital propõe a criação de projetos que visam ao apontamento das carências dos cursos de graduação da Universidade. As propostas aprovadas receberão o financiamento de até R$15.000,00, oriundos do orçamento da UFS. A verba é destinada a itens de capital, como equipamentos e materiais permanentes.
''A nossa ideia é dar um pontapé inicial para que os cursos comecem a pensar sobre a problemática social do seu andamento, fazendo com que possamos, aos poucos, ir sanando os problemas existentes. Além disso, o edital induz uma proposta transparente do uso de recursos públicos para a melhoria de graduação'', explica André Maurício.
O Vice-Reitor aponta que essa transparência está relacionada à participação dos coordenadores com os processos administrativos, e vice e versa. ''Um dos pontos importantes desse edital é que o processo de análise dos projetos deixa de ser feito unicamente pela administração, e passa a contar com a participação dos pares, isto é, os coordenadores dos cursos e os representantes dos centros indicados para o processo de julgamento das propostas'', ressalta.
Angelo Antoniolli esclarece também que o edital é uma forma de estimular a sensibilidade dos coordenadores frente às problemáticas de cada curso. ''Através desses projetos nós poderemos identificar os principais problemas da graduação, levando os pares a fazer uma reflexão a fim de, juntos, encontrarmos uma equação que ajude neste diagnóstico''.
Vale salientar que as propostas serão avaliadas e classificadas por meio de critérios como qualidade e efetividade, e devem ser apresentadas na Secretaria da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pelo coordenador de cada curso, até o dia 19 de junho de 2015. O resultado está previsto para o final de julho e a liberação dos recursos será a partir de agosto.
Demais esclarecimentos podem ser obtidos no próprio edital (link abaixo), ou através da Prograd, pelo telefone 2105-6415.
Ascom
comunica@ufs.br