Sex, 21 de agosto de 2015, 13:38

Ex- aluno do campus de Itabaiana toma posse como professor
Ex- aluno do campus de Itabaiana toma posse como professor
Ex- aluno toma posse como professor
Ex- aluno toma posse como professor
Aislan, junto à pró-reitoria Ednalva Freire, e ao reitor Angelo Antoniolli
Aislan, junto à pró-reitoria Ednalva Freire, e ao reitor Angelo Antoniolli
Os frutos do processo de expansão da Universidade Federal de Sergipe podem ser observados cada vez mais. Na manhã da última quinta, 20, Aislan Leal Fontes, ex-estudante do campus da UFS em Itabaiana, retornou à universidade para tomar posse como professor assistente.
Aislan ingressou no curso de Matemática no semestre de 2007.2 do campus Professor Alberto Carvalho, situado em Itabaiana, que foi inaugurado no ano anterior, em 2006, como parte das ações da política de expansão e interiorização das instituições federais, com o objetivo de ampliar a rede de educação superior para o interior do país.
Natural de Lagarto, Aislan se sente contente em ter sido abrangido pela interiorização da universidade. “Eu lembro que antes de 2007 era muito difícil uma pessoa do interior ter acesso à educação superior. A extensão facilita bastante nosso acesso ao ensino superior, nos permitindo conhecer novos horizontes e ter uma formação qualificada”, conta.
O professor de Matemática aprovado em concurso público federal aos 26 anos se encontra no terceiro ano de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após ter concluído mestrado na mesma instituição, e se prepara para exercer a profissão na universidade e no interior. “Assim que eu saí desejava voltar e deixar claro tudo que aconteceu comigo e motivar os novos estudantes, dando minha contribuição através do conhecimento e da experiência”, finaliza.
Política de expansão
Com a recém-criação do Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, a Universidade Federal de Sergipe dá mais um passo rumo à expansão do ensino superior para o interior do Estado. Ao todo, a UFS possui cinco campi com unidades em São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Lagarto e Itabaiana, além de dezenas de polos de Educação a Distância distribuídos em Sergipe.
Itabaiana foi o primeiro interior sergipano a ser contemplado pela política de interiorização, sendo inaugurado em 2006 e oferecendo dez cursos. Em seguida, em 2007, foi a vez de Laranjeiras receber cinco cursos de ensino superior. O campus de Lagarto, conhecido como Campus da Saúde, foi inaugurado em 2011 e conta com oito cursos. Em Glória, a UFS abriu vagas para quatro cursos encontra-se em fase de matrículas de estudantes para suas primeiras turmas.
AscomUFS
Íris Brito Lopes (Bolsista)
Márcio Santana Sobrinho
Fotos: Adilson Andrade
comunica@ufs.br


Atualizado em: Seg, 14 de setembro de 2015, 14:02