Cerimônia de transferência aconteceu no dia 6, com participação de estudantes e comunidade
Cumprindo acordo assumido há cinco anos com a sociedade lagartense, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) devolveu na manhã de hoje, 6, Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas (conhecido como Polivalente) para os cuidados do Governo do Estado. Assim, os estudantes do ensino médio que provisoriamente estavam tendo aulas no Colégio Particular Cenecista Laudelino Freire, passarão a realizar as suas atividades no Polivalente, tradicional colégio do município de Lagarto.
O empréstimo das instalações do Polivalente foi negociado entre UFS, Governo do Estado, direção do Colégio e sociedade, e possibilitou que as primeiras turmas do Campus de Lagarto tivessem um espaço de qualidade para iniciar os seus cursos. Nestes cinco anos a UFS iniciou a construção da sede definitiva do Campus de Lagarto, que já conta com Biblioteca, Espaço de Vivência e Prédio Multidepartamental. Por outra via, a UFS investiu na reforma e ampliação do Polivalente, bem como na doação de equipamentos para o Colégio.
“A UFS entrega para a sociedade lagartense um novo Polivalente, com salas amplas, ventiladas, com mobiliário adequado, biblioteca. Nos próximos dias iniciaremos o processo de instalação do sistema de climatização, que só será possível porque a UFS adaptou a rede elétrica para tal”, elogiou o secretário de Estado da Educação Jorge Carvalho.
O secretário aproveitou a ocasião para anunciar que o Colégio receberá um moderno sistema de diário de classe eletrônico e Internet wi-fi, além de serviço de vigilância privada, que utilizará armamento apenas nos horários em que não houver aulas.
Para o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, com a devolução do Colégio, o povo de Sergipe ganha em duas vertentes. Recebe um Colégio estruturado, apto para formar novos cidadãos, candidatos em potencial às vagas do Campus da Saúde em Lagarto; e recebe também uma sede de uma universidade federal, pública e de qualidade, que modifica toda a região onde está instalada.
“O ensino superior cresce em Lagarto, mas cumprimos a nossa função social ajudando a fortalecer também o ensino médio. Estamos gratos hoje pela credibilidade que tivemos desta população e acreditamos que estamos dando um grande salto nesta integração do ensino médio com o superior. E quando a educação pública avança quem ganha é o povo, que passa a refletir criticamente e a fazer parte das instâncias decisórias de poder com mais propriedade, interagindo de forma mais eficiente com os gestores dos recursos públicos e acompanhando o trabalho destes, que devem sempre prestar contas para a comunidade”, analisou o reitor Angelo .
Sede definitiva
A área ocupada, provisoriamente, pela UFS no Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas (Polivalente) era de 3.600 m². Com o aumento da demanda dos cursos, o espaço passou a ser insuficiente paras as necessidades do Campus de Lagarto. A sede definitiva do Campus de Lagarto quadruplica este espaço, já que ela possui quase 16 mil m² de área construída.
“Com a nossa mudança teremos o dobro de salas de tutorial e aumentamos em seis vezes o tamanho de nossa biblioteca. Além disso, transferimos todos os laboratórios existentes no Abelardo Romero para a sede definitiva do nosso Campus, desocupando também algumas estruturas que tínhamos alugado na região, a Casa de Terapia Educacional e a Casa da Direção, que já foram transferidas para o novo Campus. Em suma, obtivemos uma qualificação dos nossos espaços, pois eles já haviam sido projetados para esta finalidade”, enumerou o diretor do Campus de Lagarto, Mário Adriano.
Com o fim da greve dos servidores técnico-administrativos e dos docentes serão realizados os ajustes finais na sede definitiva do Campus da Saúde em Lagarto, como a organização das estações de trabalho dos servidores. De acordo com Mário Adriano, “esta nova fase do Campus de Lagarto deixará um importante legado para toda a região, exemplo disso é o fato de o poder municipal estar preparando um edital de licitação para que nos próximos meses o município de Lagarto receba as primeiras linhas de ônibus para transporte coletivo, o que facilitará os deslocamentos dos estudantes e da comunidade em geral dentro da cidade”.
Assessoria de Imprensa da Reitoria