Evento acontece até a próxima sexta-feira, 13
Com o tema “Por dentro da UFS – convivendo coma diferença”, teve início nesta segunda-feira, 9, a Semana de Ações Integradas da Universidade Federal de Sergipe.
O evento, que segue até o próximo dia 13 no Centro de Vivência, tem por objetivo orientar os estudantes de Ensino Médio da rede estadual acerca dos cursos de graduação ofertados pela universidade, bem como o seu funcionamento interdisciplinar.
O pró-reitor de Graduação da UFS, professor Jonatas Meneses, iniciou os trabalhos explicando aos estudantes os desdobramentos da tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Temas como formas de ingresso à universidade, Enem, cursos de graduação e políticas afirmativas foram pontuados pelo pró-reitor, que destacou a importância do evento para a comunidade estudantil.
“Entrar na universidade é, sem dúvidas, traçar um caminho diferente do que até então vocês percorreram. No entanto, o sucesso dessa nova jornada depende de vocês e ele tem um início, a prova do Enem. Através dela, estudantes das redes pública e particular disputam equiparadamente vagas em 112 opções de cursos de graduação e, ao ingressarem, podem concorrer a bolsas de estágio, de residência, de monitoria, dentre outras inúmeras condições que a universidade oferece aos seus estudantes”, disse o pró-reitor.
Em seguida, a coordenadora da Divisão de Ações Inclusivas (DAIN/Proest), Susana de Oliveira Santana, abordou o ingresso dos estudantes com necessidades especiais, bem como as políticas de inclusão desenvolvidas pela universidade a fim de que eles possam desenvolver suas atividades de forma igualitária.
“É importante salientar que deficiência não é incapacidade, mas sim limitação. Dentro da UFS, são pouco mais de 300 estudantes com deficiência, o que corresponde a menos de 1% do total. Nesse cenário, contamos com ledores, intérpretes e mecanismos de acessibilidade, tais como rampas e pisos táteis, além de todo apoio da DAIN. Demos os primeiros passos, mas é preciso salientar que inclusão é algo conjunto. Universidade, professores, colegas de classe e a sociedade de forma geral precisam estar unidas nessa batalha”, enfatizou Suzana.
“Achei a iniciativa super bacana. Fiz a prova do Enem e, hoje, pude ter um maior conhecimento sobre a universidade. Quero cursar Engenharia Mecâmica e, hoje, saio daqui muito mais ciente do meu objetivo”, contou o estudante David Costa, 18, do colégio estadual Felisbelo Freire (Itaporanga).
O evento segue durante toda a semana, das 8h às 12h no Centro de Vivência da UFS.
Confira a programação abaixo:
Ascom
comunica@ufs.br