Relatos emocionados fizeram parte da cerimônia
O primeiro curso de Zootecnia de Sergipe celebrou, na última sexta-feira, 4, o seu aniversário de dez anos. A data foi comemorada com uma solenidade marcada por relatos emocionantes de quem participa do curso desde quando ele era apenas uma ideia, uma vontade dos professores e da gestão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A solenidade de comemoração aconteceu no
Auditório do Departamento de Zootecnia , prédio que foi entregue no mês de agosto de 2015 e que já faz parte do novo momento da área de Zootecnia no estado.
Angelo Roberto Antoniolli, reitor da UFS, em sua fala, narrou o percurso do curso de Zootecnia, sob o ponto de vista da gestão, nestes dez anos. Segundo ele, tanto o curso de Zootecnia quanto outros que surgiram na mesma época, foram reconhecidos com poucos docentes efetivos, com uma estrutura que ainda não era a ideal.
“É muito difícil estruturar um curso , mas temos obtido grandes conquistas. As Ciências Agrárias na UFS se fortaleceram nos últimos anos, inclusive com a criação do Campus do Sertão. Quando eu e o vice-reitor André Maurício assumimos, o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) já havia sido encerrado. Sabíamos que os esforços seriam grandes, mas buscamos construir, com empenho, um projeto que integra a universidade com a sociedade”, explicou Angelo.
Histórico
Aprovado por meio da Resolução número 23 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no dia 29 de julho de 2005, o curso de Zootecnia teve início como um Núcleo e contava com apenas quatro professores. Dez anos depois, o crescimento e a estruturação do curso são visíveis. Ele atingiu os requisitos para se tornar um Departamento, criou o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (Prozootec), contratou mais professores, chegando à marca dos 20 docentes, conquistou nota 4 em uma escala que vai até 5 no ranking dos melhores cursos do Guia do Estudante da Editora Abril, dentre outros feitos.
Assessoria de Imprensa da Reitoria