A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulga edital do Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária para os períodos 2016/1 e 2016/2, para cursos semestrais, e 2016, para os anuais.
A partir de hoje, dia 2 de fevereiro, até 4 de março está aberto o período para que as comissões de monitoria locais, de cada centro ou campi, apresentem à Comissão Permanente de Acompanhamento da Monitoria (Copam) a demanda de monitores. O resultado da distribuição das quotas de monitoria remunerada será publicado no Portal UFS até meados de março. O processo de seleção de bolsistas está previsto para ser iniciado em abril.
O Programa de Monitoria oferecerá 200 bolsas que serão distribuídas entre os centros/campi. Cada um terá uma quota de monitores remunerados, de acordo com o número de disciplinas-turmas ofertadas e alunos matriculados. O número de vagas para a monitoria voluntária ficará a critério de cada campus. O valor da bolsa é de R$ 400 reais e sua duração será de 12 meses, podendo ser renovada por igual período, desde que haja disponibilidade orçamentária anual da UFS.
Entre os critérios para o exercício da monitoria, o candidato à bolsa deve estar regularmente matriculado e cursando, durante todo o período de vigência da bolsa, pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos créditos regulares para o período acadêmico vigente do curso e, no caso de monitoria remunerada, não possuir vínculo empregatício e não receber nenhum outro tipo de bolsa de instituição pública. É necessário também ter sido aprovado na disciplina ou conteúdo exigido no edital de seleção com nota mínima 7,0.
A monitoria é uma atividade didático-pedagógica vinculada aos cursos de graduação presenciais e a distância que visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo de formação discente e para a melhoria da qualidade do ensino.
Para mais informações, acesse o edital aqui. Veja abaixo a Resolução nº 21/2015/Conepe, que aprova alterações nas normas que disciplinam o Programa de Monitoria da UFS.
Ascom
comunica@ufs.br