A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site,
segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais.
Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais
por meio de formulários e cookies.
O reitor Angelo Antoniolli, Ubirajara Coelho Neto e o aluno Leonardo de Abreu
Em uma cerimônia repleta de autoridades, estudantes, professores, e outros membros da comunidade acadêmica, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) entregou à Coordenação do Departamento de Direito o Selo de Qualidade “OAB Recomenda”. A solenidade aconteceu sexta, 19, no Auditório da Reitoria da UFS, em São Cristóvão/SE. Esta foi a quinta vez que o curso de Direito da UFS foi agraciado com o Selo, que é uma honraria concedida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil a cada três anos.
"A chancela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a qualidade da UFS é motivo de comemoração, pois em cinco edições do Selo OAB Recomenda, a UFS foi a única do estado a ser reconhecida em todas elas. O esforço dos professores e dos alunos na conquista desta honraria é o principal motivo da cerimônia de hoje, na qual entregamos a placa com o Selo aos seus efetivos donos", observou o reitor Angelo Antoniolli.
Cerca de 1.300 cursos de Direito de todo o país foram avaliados e apenas 139 receberam o Selo “OAB Recomenda”. Os critérios para a sua obtenção são objetivos: possuir ao menos 20 alunos participantes de três edições do Exame de Ordem Unificado, com peso 4 na avaliação, e também do Enade, com peso 1. As instituições com nota acima de 7, em escala de 0 a 10,recebem o Selo.
Para o chefe do Departamento de Direito, Ubirajara Coelho Neto, receber gera uma reflexão acerca da qualidade do ensino de Direito no Brasil. "O nosso Departamento sempre foi agraciado com o Selo, ou seja, formamos profissionais do Direito com nível de excelência. Assim, os investimentos que a sociedade faz na formação destes estudantes são devolvidos para ela em forma de uma atuação valorosa no exercício das profissões que eles desenvolverão. O fato de tantas instituições não terem recebido o Selo demonstra a fragilidade do ensino de Direito no nosso país", observou.
Já o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, acredita que o recebimento do Selo pela quinta vez "prova que os alunos oriundos da UFS possuem um nível desejável de qualidade técnica". " A UFS está de parabéns, mas não podemos esquecer que é importante que os cursos de Direito de todo o país se modernizem, que o Direito Eletrônico, por exemplo, seja tema de debates e discussões nas grades curriculares, capacitando os novos profissionais para o cenário atual", ponderou o presidente.
POLEMOI
Por ocasião da solenidade de entrega do Selo “OAB Recomenda”, o Centro Acadêmico Sílvio Romero (CASR) e o Núcleo de Extensão e Pesquisas em Relações Internacionais (NEPRIN) realizou o Ciclo de Debates POLEMOI - Persecução de Excelência. O evento teve como objetivo oferecer à comunidade acadêmica reflexões epistêmicas sobre trajetória em busca de excelência nos agires acadêmicos.
O estudante Leonardo de Abreu Maynart, do Centro Acadêmico Sílvio Romero, ressaltou que a conquista do Selo é a materialização do esforço diário para a construção de um curso de qualidade. "Nosso curso ainda precisa de investimentos em pesquisa e extensão, que são tão importantes quanto o ensino propriamente dito. Por isso mesmo programamos para hoje o Ciclo de debates POLEMOI, que é um momento de discussão que pode nos levar a plantar uma semente neste sentido", analisou.
Assessoria de Imprensa da Reitoria
comunica.gr@ufs.br
Atualizado em: Seg, 22 de fevereiro de 2016, 14:29