Palestra: Mão na Lata: processos colaborativos para construção de imagens e narrativas
21/3
Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UFS) e do Sesc, a equipe do projeto de extensão Fotografia, vídeo e autorretratos, vinculado ao curso de Audiovisual do Departamento de Comunicação Social da UFS realiza, no dia 21 de março (segunda-feira), às 19h, no Auditório do Sesc/Centro, a palestra “Mão na Lata: processos colaborativos para construção de imagens e narrativas”, com a fotógrafa, designer e educadora Tatiana Altberg. Tatianavem apresentar, através de fotografias e vídeos, as experiências do projeto Mão na Lata, desenvolvido na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro.
Mão na Lata é um projeto de educação que visa o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes da Maré por meio da fotografia e da literatura. As oficinas são dirigidas a jovens entre 11 e 17 anos que aprendem a técnica pinhole. Esta técnica permite explorar os princípios básicos da fotografia de forma lúdica, desde a confecção das câmeras, a partir de latas recicladas, ao momento de revelação dos negativos. Tanto o processo técnico quanto a metodologia de trabalho são ideais para crianças e adolescentes, uma vez que propiciam um processo de aprendizagem divertido e colaborativo. Assim, o principal objetivo dos encontros é ampliar a capacidade de percepção dos participantes por meio da produção de imagens fotográficas e de narrativas em forma de texto. O contato com diferentes experiências artístico-culturais, como o cinema, as artes plásticas, a literatura, a música e a própria fotografia, também estimula os jovens a se apropriarem criativamente das infinitas possibilidades de seu imaginário e a refletirem sobre sua noção de identidade e de comunidade. Mais informações sobre o projeto Mão na Lata no site www.maonalata.com.br.
A palestra marca o lançamento Projeto de Extensão “Fotografia, vídeo e identidade social: autorretratos”, coordenado pelas professoras Maria Beatriz Colucci e Moema Costa, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, a ser desenvolvido durante o ano de 2016. O projeto trabalha junto a jovens e organizações sociais do bairro Jardim Rosa Elze, em São Cristóvão, e mais especificamente com alunos da Escola Estadual Armindo Guaraná, no sentido de orientar, através de mini-cursos e oficinas, produções fotográficas e videográficas sobre o cotidiano e as vivências dos participantes, de forma a produzir material que sirva de reflexão e possa dar visibilidade aos problemas e também às potencialidades do bairro.
A atividade é aberta a todos os interessados, mas para receber o certificado de extensão de 3hé preciso fazer a
inscrição no Sigaa. Quem precisar contatar acoordenação do evento pode enviar mensagem para poemapictures@gmail.com ou biacolucci@gmail.com.
Projeto de extensão Fotografia, vídeo e autorretratos