Esta quarta-feira, 25, será marcada por dois eventos em comemoração ao 48° aniversário da UFS. Tratam-se da aposição de uma placa em alusão ao centenário de Antônio Garcia Filho no Hospital Universitário (HU) e da Roda de Conversa, no campus de São Cristóvão.
Logo pela manhã, às 10h30, o médico que dá nome ao campus de Lagarto será homenageado no HU/campus de Aracaju. Antônio Garcia Filho nasceu em 29 de maio de 1916 na cidade de Rosário do Catete, Leste Sergipano, a 37 km de Aracaju. Graduado pela Escola de Medicina da Bahia, em 1941, iniciou as suas atividades em Laranjeiras, transferindo-se depois para Aracaju. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Aracaju e se destacou na vida acadêmica na década de 1960, com a fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe.
Já às 15h, na Sala dos Conselhos Superiores, no campus de São Cristóvão, acontecerá um bate papo com professores e técnicos aposentados. O Roda de Conversa deste ano tem o tema ‘A história da UFS contada por aqueles que ajudaram a construí-la’.
Esta é a terceira edição do evento e contará com a presença do professor Carlos Roberto Bastos Souza que falará sobre a gestão de Aloísio de Campos como reitor, assim como a construção e instalação do campus de São Cristóvão. A professora Judite Aragão trará um olhar pedagógico dos cursos de graduação na década de 1990. Já a história funcional da UFS será abordada por Manoel Messias de Jesus, que discutirá sua trajetória político-sindical durante os 33 anos de instituição. Já Marly Souza Alves falará sobre a instalação do curso de Secretariado Executivo e seus últimos cinco anos na universidade antes de se aposentar.
A presidente da comissão de organização dos 48 anos, Maria da Conceição Almeida Vasconcelos, pró-reitora de Extensão, convida todos a participar. “Essas pessoas vão contar histórias e relembrar suas vivências na UFS. É importante a participação de toda a comunidade acadêmica”.
Ascom
comunica@ufs.br