No último dia de comemorações dos 48 anos da Universidade Federal de Sergipe, 30 de maio, acontecerá o lançamento do novo Portal UFS e serão apresentados os portfólios da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) e o Plano de Desenvolvimento (PDI). Os eventos acontecerão na Sala dos Conselhos, a partir das 9h.
Orquestra Sinfônica da UFS faz concerto na segunda, 30
Sistema de inserção de conteúdo do Portal UFS será desativado
O novo Portal UFS foi concebido para ser um sistema mais moderno e funcional e é resultado de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom), o Núcleo de Editoração e Audiovisual (Neav) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).
“A grande relevância do Portal UFS hoje é que ele consiste no principal meio de acesso as informações universitárias para o público interno e externo”, diz Messiluce Hansen, coordenadora do Neav. Sobre a mudança, Messiluce reforça questões básicas que inferirão no acesso. “O novo portal foi elaborado para garantir melhores condições de acesso. Ele atende a alguns requisitos de segurança e cumpre de maneira eficiente a acessibilidade e navegabilidade da UFS para com o público”.
No mesmo evento, a Posgrap fará uma apresentação de seus portfólios. As peças mostrarão as ações da Coordenação de Inovação e Tecnologia (Cinttec) com um sumário de registros como marcas, patentes e grupos envolvidos em atividades de inovação. A Coordenação de Pesquisa (Copes) apresentará os grupos de pesquisa da UFS e a Coordenação de Pós-Graduação (COPGD) trará um catálogo dos cursos de pós-graduação com informações das linhas de pesquisa e área de atuação. Os portfólios também tratarão dos convênios de internacionalização da UFS e ações relacionadas à área, desenvolvidas pela Coordenação de Relações Internacionais (Cori).
“Em 2014 sentimos necessidade de saber quem pesquisava o quê dentro da UFS”, explica Marcus Eugênio, pró-reitor da Pós-Graduação. Os portfólios, que serão lançados em português e inglês, servirão para dar maior visibilidade aos estudos realizados na instituição. “Esses documentos permitirão a internacionalização da UFS e isso é um caminho de mão dupla: permite que estudantes de fora venham ter experiências acadêmicas aqui, e abrem portas para os estudantes daqui da universidade se instruírem em outros meios acadêmicos”.
PDI
Ainda no dia 30, a UFS apresentará à comunidade universitária o documento base do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2016 a 2020. O plano é resultado de debates e contribuições de unidades das unidades administrativas e acadêmicas vinculadas aos centros, departamentos e coordenação de cursos e visa tornar a universidade mais pluralista, democrática e inclusiva.
Ascom
comunica@ufs.br