No último sábado, 4 de junho de 2016, ocorreu a “3ª Jornada de Habilidades e Atitudes em Saúde: Processo de Morte e Morrer, uma Visão Multidisciplinar” no Espaço de Vivência do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho, em Lagarto. O evento foi organizado pelo Módulo de Habilidades e Atitudes em Saúde do primeiro ano dos cursos de graduação em saúde, que está vinculado ao Departamento de Educação em Saúde (DESL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
No evento abordou-se o Processo Morte-Morrer por meio de palestrantes e debates com os estudantes no intuito de desmistificar o tema e facilitar a construção de habilidades e competências voltadas aos profissionais de saúde, uma vez que os seres humanos em seu processo de saúde-doença-cuidado se encontram em um ciclo de vida. Dentre os palestrantes, houve a presença de um médico geriatra, uma fisioterapeuta, um enfermeiro intensivista e dos Anjos da Enfermagem, sendo a mediação realizada pelo estudante do primeiro ano Nícolas Barbosa dos Santos.
Para o enfermeiro e professor Lino Eduardo Farah, “quando verificamos um evento falando sobre as percepções sobre morte e morrer e os impactos gerados na família então como um multiplicador e técnico atuante, me sinto amparado e vejo perspectivas muito melhores das que temos. Fomentar nos alunos essa reflexão enriquecerá seus conhecimentos para um público que jamais poderemos negligenciar. Essa população carece demais de cuidados específicos e, por isso, trazer essa reflexão ainda no primeiro ano dos alunos se tornou muito importante”.
De acordo com a fisioterapeuta e professora Elisvânia Barroso, é “extremamente importante e relevante a oportunidade de falar sobre a morte para futuros profissionais da saúde. Preparar o profissional de forma humana acende a fagulha para a continuidade do atendimento humanizado diante da morte próxima. Cuidar do outro vai além do tratamento biológico. É preciso ouvir, ver e tocar o paciente para minimizar o sofrimento em seu último momento”.
Para o médico geriatra Antônio Cláudio Neves, “a iniciativa da UFS Lagarto merece grande reconhecimento por promover evento tendo como conteúdo a abordagem do profissional de saúde diante do processo de morrer. Tal atitude oportuniza aos acadêmicos dos diversos cursos receberem informações sobre um tema que, em função do acelerado envelhecimento populacional e surgimento de idosos frágeis, passa a ser a cada dia mais necessária a sua conscientização na prática de assistência em saúde”.
Anjos da Enfermagem
Também no evento houve uma parceria com os Anjos da Enfermagem, que consiste em um projeto do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren) com a Universidade Tiradentes (Unit), e tem o Conselho Federal de Enfermagem(Cofen) como o principal patrocinador. Dentre os “anjos” que estiveram presentes, têm-se a representante do Coren Mônica Novais Almeida Batista (“Tia Mônica”), Carolina (Anjo Loló), Joathan (Anjo Ligeirinho), Marcelle (Anjo Risinho), Jadson (Anjo Pitoco) e Isabelle (Anjo Fofinha).
Segundo a coordenadora do grupo Mônica Batista, “nosso objetivo é trazer alegria, amenizar a dor no tratamento através do lúdico, aumentar a expectativa de vida das crianças e humanizar a profissão da Enfermagem”.
Para o estudante Marcelo Santos Lopes do curso de Medicina, “o evento promovido pelo Departamento de Educação em Saúde sobre o processo morte e morrer foi enriquecedor por vários aspectos. De início, o evento já traz atenção para um tema negligenciado em muitas formações profissionais na área da saúde em todo o país. Além disso, a importância da humanização presente na PNH, do amor e benevolência com o ser humano e os cuidados paliativos que focam no bem-estar do paciente terminal foram temas protagonistas do evento. Eu, como aluno de Medicina do primeiro ano, me sinto gratificado de ter uma oportunidade de crescimento muito além do profissional, pois o amor ao próximo, o cuidado com o ser humano e a valorização da vida devem ser características de qualquer pessoa não somente de um profissional de saúde”.
Departamento de Educação em Saúde do campus de Lagarto