
O aumento de casos de crianças com microcefalia é uma realidade no Brasil, principalmente na região Nordeste. Diante desse panorama, o Centro Acadêmico de Fisioterapia (CafisioLag Mobiliza), do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto, organizou no último sábado, 4 de junho, a I Capacitação sobre a Assistência Fisioterapêutica na Microcefalia.
Na ocasião, estiveram reunidos professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia com o propósito de discutirem estratégias para que o atendimento a essas crianças e as suas famílias seja feito de forma humanizada e eficiente, proporcionando aos envolvidos nesse contexto uma melhor qualidade de vida.

A programação foi composta, no turno da manhã, pela palestra “Intervenção Precoce na Microcefalia” seguida por uma mesa redonda intitulada “Abordagem interdisciplinar na recuperação funcional da microcefalia”.
No período da tarde, ocorreram os minicursos: Desenvolvimento neuropsicomotor em crianças com microcefalia por Zika; Avaliação funcional do bebê com microcefalia e abordagem sensório-motora; Avaliação do desenvolvimento motor no primeiro ano de vida – escala Alberta; e Intervenção precoce e acompanhamento de bebês com microcefalia.
A coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Maria Braga de Oliveira, ressalta a importância de eventos desse tipo. “Os profissionais da área da saúde precisam dialogar cada vez mais para que possam prestar uma assistência à saúde de forma qualificada. Além disso, é necessário descentralizarmos as ações de saúde para o interior do Estado. Algumas mães estão levando as suas crianças com microcefalia para serem atendidas em Aracaju e é necessário acolhermos e cuidarmos dessas crianças em Lagarto também”.
Centro Acadêmico de Fisioterapia do campus de Lagarto