A tarde do segundo dia de comemoração dos dez anos do campus de Itabaiana começou com memórias e vivências de professores, técnicos e ex-alunos. Isso porque a programação contou com exposições, apresentações culturais, palestra e mesa redonda. As atividades do aniversário tiveram início no domingo, 14, com a participação da UFS no Cultura na Praça, evento local, e terminaram ontem,15, com apresentações culturais promovidas por professores e estudantes do campus.
Confira as fotos da comemoração
Nesse último dia, o auditório do campus foi preenchido aos poucos pelo público, que contemplava a apresentação da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, o espaço trouxe a mesa redonda "10 anos do campus de Itabaiana", que ressaltou a importância do programa de expansão do governo federal no processo de interiorização da Universidade Federal de Sergipe, sendo o campus de Itabaiana o primeiro a fixar o ensino público superior no interior sergipano.
"A criação desse campus representou o início do processo de interiorização estendendo as suas ações para outras cidades como Laranjeiras, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Simão Dias, que tem uma extensão do campus de Lagarto. O sucesso do campus de Itabaiana ensejou a continuidade dessa expansão", afirma o professor Jonatas Silva, pró-reitor de Graduação e representante do reitor Angelo Antoniolli na mesa.
Para o diretor do campus Eder Mateus, a interiorização é fundamental para que o conhecimento seja divulgado. "A ideia é que a gente tente aumentar cada vez mais o nível de pesquisa, ensino e extensão".
"Todos os egressos do curso de matemática que fizeram concurso foram aprovados. Isso se repete nos outros cursos em um nível muito elevado. Isso quer dizer, então, que nossos cursos estão sendo bem estruturados, estão formando bons profissionais para o mercado de trabalho tanto para a questão da licenciatura quanto para a questão do empreendedorismo", complementa o diretor.
Para Sandro Holanda, o primeiro diretor do campus, a aplicação dos conhecimentos por parte dos formandos justifica a importância da unidade de ensino. O professor destacou ainda a importância de ter sido o primeiro diretor.
"Para mim, profissionalmente, foi um marco que eu levo para toda minha vida e do qual eu me orgulho muito. Quando eu vejo hoje o campus completando dez anos com esse sucesso, a gente entende que tem valido muito a pena e que a tendência é fazer com que isso repercuta ainda mais na comunidade do Agreste sergipano trazendo qualificação de profissionais, melhorando a qualidade do ensino e desenvolvendo esse potencial empreendedor dos profissionais da região".
Dados
O campus Prof. Alberto Carvalho foi inaugurado em agosto de 2006, dentro da política de expansão e interiorização das instituições federais que ampliou a rede de educação superior para o interior do país. Recebeu esse nome em homenagem ao filho da terra, Alberto Carvalho, primeiro professor de Itabaiana a lecionar na Universidade Federal de Sergipe, em 1964.
A unidade possui sete cursos de licenciatura (Biologia, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Química), três de bacharelado (Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação), e oferta dois mestrados profissionais: Letras (Profletras) e Matemática (Profmat).
Segundo a professora Ana Rocha, do Departamento de Geografia de Itabaiana, em dez anos, o campus já conta com 1.500 alunos formados, sendo que a maioria deles atua no comércio e escolas públicas da região.
Ascom
comunica@ufs.br