Qui, 13 de outubro de 2016, 16:14

Com o tema ‘Utopias’, Departamento de Comunicação Social promove evento para expor produções dos alunos
'In-Comunicações' acontece entre os dias 14 e 21 de outubro, como parte das atividades da Semac
Pela primeira vez o evento acontecerá no prédio do DCOS e fará parte das atividades da Semac. (arte: Agência Officina UFS)
Pela primeira vez o evento acontecerá no prédio do DCOS e fará parte das atividades da Semac. (arte: Agência Officina UFS)

Com o objetivo de articular e integrar o corpo docente e discente, acontece entre os dias 14 e 21 de outubro o In-Comunicações, principal evento promovido pelo Departamento de Comunicação Social da UFS (DCOS) que funciona como espaço para mostra das produções laboratoriais dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisual.

Diferentemente das outras edições, o evento acontecerá no prédio do DCOS e fará parte das atividades da Semana Acadêmico-Cultural da UFS (Semac). “É a primeira vez que a gente vem para a universidade porque antes acontecia no Cultart, que é um espaço da UFS muito bom, mas que muita gente sentia dificuldade de chegar lá”, explica o professor de Publicidade Mario Cesar Pereira, coordenador do evento.

Este ano, o In-Comunicações traz como tema “Utopias”, trabalhado em sala pelos alunos e professores. “Oscar Wilde dizia que o progresso é a realização das utopias. Nesse momento tão caótico, a gente acha que o tema 'Utopias' vem a calhar”, ressalta o coordenador.

Segundo Mario, tanto no ano passando quanto neste ano, o In-Comunicações contou com o auxílio da Agência Officina (empresa Júnior de Publicidade e Propaganda). “Nós tivemos uma parceria com a Officina, que foi fundamental nesse processo para que a gente conseguisse um engajamento maior nas redes sociais”.

Organização


Malala Yousafzai: um dos maiores símbolos de luta pelo direito à educação das mulheres paquistanesas. (arte: Agência Officina UFS)
Malala Yousafzai: um dos maiores símbolos de luta pelo direito à educação das mulheres paquistanesas. (arte: Agência Officina UFS)

Este ano, o evento está sendo mais organizado pelos estudantes devido ao edital do Pibix, que contemplou 12 estudantes, sendo dois deles remunerados. “Eles estão tendo contato com produção de eventos, cuidando de assessoria através de vídeos e fotografias. Então, é um espaço de aplicação das aptidões que os alunos aprendem em cada disciplina”, comenta o professor.

Segundo Jorge Luís e Amanda Cardoso, estudantes de Publicidade e Propaganda e integrantes da comissão organizadora, a programação foi pensada para atingir não apenas os estudantes, mas para trazer coisas novas que transcendam a sala de aula e complementem a formação dos alunos.

Sobre a experiência de participar da organização do evento, Amanda conta que é "loucura", mas que é possível aprender muita coisa. “Trabalhar no In-Comunicações me possibilitou ter contato com outras áreas. A gente acaba se descobrindo”.

Por serem todos comunicólogos, Jorge acredita que trabalhar com 12 pessoas das três habilitações é um processo enriquecedor porque, geralmente, não há muita interação entre os cursos.

Programação


Martin Luther King: um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. (arte: Agência Officina UFS)
Martin Luther King: um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. (arte: Agência Officina UFS)

Além da mesa de abertura, a cerimônia que acontece na sexta-feira, 14, das 18h às 22h, trará o lançamento do Jornal Contexto e de livros dos professores do departamento, exposições de fotografias, de memes e de banners científicos, além de um desfile sem gênero e um cultural, que acontecerá na área externa do DCOS.

A programação, aberta à comunidade, trará exposições fotográficas, exibições de vídeos, audição de produtos sonoros, debates, palestras, oficinas, minicursos e apresentação de grupos de trabalhos.

Veja a programação completa.

Entrevista


“A ideia de pensar utopia é a de sonhar com um mundo melhor”, diz o professor Mario Cesar, coordenador do In-Comunicações. (foto: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom-UFS)
“A ideia de pensar utopia é a de sonhar com um mundo melhor”, diz o professor Mario Cesar, coordenador do In-Comunicações. (foto: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom-UFS)

Leia abaixo a entrevista com professor de Publicidade Mario Cesar Pereira, coordenador do In-Comunicações.

– Em que consiste o evento e como surgiu a proposta?

A versão preliminar do In-Comunicações surgiu na disciplina Criação e Produção de Eventos. Nós fizemos o briefing de um evento de comunicação e, a partir disso, a turma teve a ideia de que todos os eventos (seminários, palestras, debates) seriam uma mostra dos trabalhos práticos do curso. Eles sabiam que eram produzidos materiais muito bons e queriam um espaço para mostrar. Então, saiu o ‘Vitrine UFS’, que foi uma espécie de laboratório para o In-Comunicações. No ano seguinte, outros professores chegaram junto e tiveram a ideia de crescer um pouco mais, de abranger melhor todos os cursos e fazer realmente um evento do departamento. Então, uma vez por ano a gente mostra para a comunidade o que vem sendo produzido.

– A 3ª edição traz “Utopias” como tema. Qual o propósito do recorte e como isso será abordado no evento?

O tema do In-Comunicações é trabalhado dentro das disciplinas. O In-Comunicações também dá um norte para as disciplinas. No ano passado, o tema foi “Mobilidade Urbana” e este agora é “Utopias”. Nós temos discutido e produzido trabalhos teóricos e práticos em sala de aula. A ideia de pensar utopia é a de sonhar com um mundo melhor. A proposta é justamente esta: traga seus sonhos, vamos somá-los e quem sabe a gente consiga fazer alguma coisa. Como Eduardo Galeano diz, ela está sempre no horizonte, você nunca alcança. Quanto mais se aproxima, mais ela se afasta. Mas ela serve para que a gente nunca pare de caminhar, para buscarmos um mundo melhor. Oscar Wilde dizia que o progresso é a realização das utopias. Nesse momento tão caótico, a gente acha que o tema “Utopias” vem a calhar.

– No ano passado, o In-Comunicações aconteceu pouco antes da Semana Acadêmico-Cultural. Este ano, ele vem como atividade que acontece dentro da programação da Semac. Isso foi algo que coincidiu ou a proposta era de que as atividades se integrassem?

Na verdade nós tínhamos outra data, mas coincidiu com o Encontro Nacional do Estudantes de Comunicação Social (Enecom). Como o objetivo era de que todos os estudantes pudessem participar, então a gente adiou e aproveitou a Semac.

– O que os estudantes e a comunidade externa podem esperar dessa 3ª edição?

Essa edição vai ter mais a nossa cara, já que agora a gente vai estar no departamento. É a primeira vez que a gente vem para a universidade porque antes acontecia no Cultart, que é um espaço da UFS muito bom, mas que muita gente sentia dificuldade de chegar lá. Nós resolvemos fazer no DCOS porque todos os equipamentos utilizados pelos estudantes durante o evento estão aqui. Será o In-Comunicações com a programação mais ampla até agora. A cada ano, o evento tem crescido e são oferecidos mais oficinas, atividades, palestras, mostras. Promete ser o maior In-Comunicações de todos, até agora.

Dayanne Carvalho (bolsista)

Luiz Amaro

comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 13 de outubro de 2016, 16:43
Notícias UFS