“Plenamente feliz e, mais que isso, muito emocionada”. Essas foram as palavras da professora Josimari Melo de Santana, do Núcleo de Fisioterapia da UFS, ao falar sobre a sua colocação no prêmio
Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal em parceria com a Unesco
e a Academia Brasileira de Ciência (ABC). Ela foi uma das sete mulheres que tiveram seus projetos de pesquisa premiadas na sexta edição do prêmio.
Concorrendo pela primeira vez, para a professora a premiação é o reflexo do trabalho desenvolvido. Representa um forte indicativo de que está no caminho certo e serve de estímulo. “Para mim, o prêmio é um importante motivador para que continuemos investindo tempo, raciocínio e esforços na realização de estudos em nosso laboratório de pesquisa”.
O projeto selecionado, intitulado ‘Efeito e mecanismo de ação da eletroestimulação analgésica na fibromialgia: estudo pré-clínico em ratos’, tem como objetivo examinar o efeito da eletroestimulação analgésica em diferentes parâmetros de estimulação na fibromialgia - uma doença que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura-, a princípio, em modelo experimental de rato.
Segundo a professora, a estrutura física e humana do Núcleo de Fisioterapia facilitou o desenvolvimento do projeto. “Contamos com uma adequada estrutura de laboratório para o desenvolvimento deste e de outros projetos, assim como temos uma equipe de alunos de graduação, mestrado e doutorado capacitados para a execução dos estudos”.
Premiação
A cada edição do evento, que ocorre anualmente desde 2006, sete jovens cientistas são escolhidas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas desenvolvidas em instituições brasileiras.
No total, 40 cientistas já foram premiados, que, por meio do auxílio financeiro, podem dar continuidade aos seus projetos e se beneficiar com a visibilidade que o prêmio lhes traz. Este ano, o valor da bolsa-auxílio será o equivalente a US$ 20 mil (R$ 30 mil).
Além da professora Josimari, serão premiadas Viviane Ribeiro Tomaz da Silva e Daniella Bonaventura, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Luiza Cardoso Pereira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mariana Antunes Vieira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rubiana Mara Mainardes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Tatiana Barichello, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
A solenidade de entrega do prêmio será promovida pela Academia Brasileira de Ciência na cidade do Rio de Janeiro em data ainda não divulgada oficialmente.
Ascom
comunica@ufs.br