Saber Ciência /Dinah Lima Girão
08/06/2010
No mundo digital a internet se destaca dentre as novas tecnologias da comunicação e da informação. Produzindo um profundo impacto em todas as áreas da atividade humana, vem mudando radicalmente o modo de se comunicar, de adquirir informação e produzir conhecimento. Salas de chat, MSN, e-mail, orkuts, wikis, blogs são ferramentas usadas por um número crescente de pessoas. Neste contexto, é indispensável que a educação passe a explorar o potencial pedagógico dessas ferramentas, como estratégias facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. Para este fim, o blog, apresenta-se como um ambiente virtual promissor.
O blog tem um formato padrão que se caracteriza principalmente por ter: a) uma estrutura formada de blocos curtos de conteúdo textual, denominados de posts, que são frequentemente atualizados, podendo ser acompanhados de imagem, vídeos e áudio; b) uma caixa para comentários e críticas do leitor; c) um cardápio dos blogs anteriores geralmente acompanhados de data e horários de postagem.
Trata-se de um gênero fácil de criar e gerenciar, por não exigir conhecimento especializado, download de programa algum, e por ter suas configurações (cores, sons, etc.) abertas a alterações pelo seu autor. Basta apenas um computador com acesso à rede, um e-mail e um site como o Blogger.com.
No processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, as possibilidades pedagógicas e educativas do blog são inúmeras. O aluno pode, por exemplo, colher informações importantes ao acompanhar ou participar de blogs já disponíveis na web, pode produzir um blog individual ou ser co-autor de um blog pedagógico coletivo do tipo temático. O processo de planejamento participativo deste ultimo tipo implica em pesquisa, negociações, escolhas e decisões sobre a criação e revisão dos textos e design da página, o que gera uma rede de conversação na língua estrangeira, o que favorece à prática da expressão escrita e instiga a criatividade e a autonomia. Já os comentários sobre os posts criam oportunidades de reflexão dos alunos sobre suas colocações, ajudando-lhes, assim, a desenvolver também o espírito critico.
Exemplos de blogs voltados para a aprendizagem da língua inglesa são:
1. Inglês na Ponta da Lingua http://denilsodelima.blogspot.com,, com dicas de como aprender expressões do dia a dia e collocations (combinação de palavras).
2 English Experts http://www.englishexperts.com.br/, com a proposta de ser um guia para quem estuda inglês por conta própria.
3. Tecla Sap http://www.teclasap.com.br/blog/, com dicas sobre gramática, vocabulário,
pronúncia, curiosidades e exercícios.
4. BBC Learning English , em inglês, com feedback de um professor dando sugestões de
como melhorar a escrita. http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/communicate/blog/
Pelo que foi exposto acima, pode-se afirmar que o aprendiz da língua inglesa muito tem a usufruir da tecnologia do blog, desde que o professor saiba explorar o seu potencial pedagógico e educativo.
Professora do Departamento de Letras da UFS. O presente artigo foi escrito como exigência parcial da disciplina “Linguagem do texto digital”, em 2009, ministrada pela profa. Dra. Lílian França, junto ao mestrado em Letras/UFS.