Seg, 26 de setembro de 2011, 14:46

Educação a distância, modalidade de formação e inclusão social
Educação a distância, modalidade de formação e inclusão social

Saber Ciência / Leide Vilma Pereira Santos


08/06/2010


Atualmente a Educação a Distância (EAD), possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo, da pesquisa e do compartilhar de conteúdos. A Educação a Distancia, também chamada de “Teleducação, por vezes designada erradamente por Ensino a Distancia, é a modalidade de ensino que permite ao aprendiz não estar fisicamente presente em um ambiente (formal) de ensino e aprendizagem, assim como possibilita que faça seu estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aluno. Constitui-se como uma modalidade de ensino mediada por tecnologia, com características básicas que são: o encurtamento das distâncias, a minimização das barreiras geográficas e temporais entre o conhecimento e o aprendiz. Contudo, a EAD não substituirá a modalidade presencial e vem para somar conhecimento.


Diante deste desenvolvimento e da importância que a EAD tem nos dias atuais, o professor e o aluno agora assumem novas e múltiplas ações. Esta modalidade é conhecida desde o século XIX, entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que por vários motivos não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial e evoluir com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade. Na EAD, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo de forma a participar da disciplina, assim esta modalidade deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno.
Com o advento da Internet, e-mails e todos os recursos disponíveis na Word Wide Web, tornou-se ampliado o campo de abrangência da Educação a Distancia. Em alguns casos, é pedido ao estudante que esteja presente em determinados locais para realizar as avaliações. A presença é muitas vezes necessárias no processo de educação. Na EAD, não deve haver diferença com a metodologia utilizada no ensino presencial. As metodologias mais eficientes no ensino presencial são também as mais adequadas ao ensino a distancia, o que muda basicamente não é a metodologia de ensino, mas a forma de comunicação.
Nesse processo de aprendizagem, o “orientador ou tutor” atua como “mediador”, isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meio e recursos da tecnologia da comunicação. Esta mediação tem a tarefa adicional de vencer a distancia física entre educador e educando. Hoje, temos uma educação diferenciada como Presencial, Semi-Pesencial e Educação a Distância. A presencial são os cursos regulares onde os professores e alunos se encontram sempre numa instituição de ensino. A Semi-Presencial acontece em parte na sala de aula e a outra parte a Distância, utilizando a tecnologia da informação. Seus referencias são fundamentados nos quatro pilares da educação do século XXI, publicados pela UNESCO que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.
A EAD veio, portanto, para derrubar tabus e começar uma nova era em termos de educação. Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa para quem não disponibiliza da educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita aprendizagem de um número maior de pessoas.


Currículo
Aluna Especial do Mestrado de Letras/UFS, cursando a disciplina Estudos Sociolingüísticos.


Atualizado em: Seg, 26 de setembro de 2011, 14:47
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